domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cumplicidades - Florbela Espanca por Gaspar de Jesus

.
As 20 imagens da exposição "CUMPLICIDADES" de Gaspar de Jesus:
Clique na imagem para vê-la ampliada:
.
.
TEUS OLHOS
.
"... Meus olhos têm tons de pedra rara,
- é só para teu bem que os tenho assim -
e as minhas mãos são fonte de água clara
a cantar sobre a sede de um jardim...!"
(in Charneca em Flor)
.
.
TEUS OLHOS
.
"...Grito o teu nome numa sede estranha,
como se fosse, Amor, toda a frescura
das cristalinas águas da montanha!..."
(in Charneca em Flor)
.
.
O MEU CONDÃO
.
"Quis Deus dar-me o condão de ser sensível
como o diamante à luz que o alumia,
dar-me uma alma fantástica, impossível:
- Um bailado de cor e fantasia! "
(in Charneca em Flor)
.
.
MISTÉRIO
.
"...Talvez um dia entanda o teu mistério...
quando, inerte, na paz do cemitério,
o meu corpo matar a fome às rosas!..."
(in Charneca em Flor)
.
.
TARDE NO MAR
.
"... Que linda tarde aberta sobre o mar!
Vai deitando do céu molhos de rosas
que Apolo se entretém a desfolhar.."
.
.
VOZES DO MAR
.
"... Tu falas de festins e cavalgadas
de cavaleiros errantes ao luar?
Falas de caravelas encantadas
que dormem em teu seio a soluçar?..."
(in Trocando Olhares)
.
.
SONHANDO
.
"... D'olhos fechados sonho. A noite é uma elegia
cantando brandamente um sonho todo d'alma
e enquanto a lua branca o linho bom desfia
eu sinto almas passar na noite linda e calma..."
(in O Livro d'Ele)
.
.
DOCE CERTEZA
.
"Por essa vida fora hás de adorar
lindas mulheres, talvez; em ânsia louca
em infinito anseio hás de beijar
estrelas d'oiro fulgindo em muita boca!..."
.
(in O Livro d'Ele)
.
.
PAISAGEM
.
"... Um trecho de paisagem campesina,
uma tela suave, pequenina,
um pedaço de terra sem igual!..."
(in Trocando Olhares)
.
.
.
LIBERTA
.
"Eu ponho-me a sonhar transmigrações
impossíveis, longínquas, milagrosas,
vôos amplos, céus distantes, migrações
longe... noutras esferas luminosas..."
(in Esparsos de Florbela)
.
.
SEM TÍTULO
.
"... Eu quero ir contigo a esses distantes
reinos! Deixa-me erguer as brancas velas,
ser um dos teus audazes navegantes..."
(in Esparsos de Florbela)
.


.
CREPÚSCULO
.
"Horas crepusculares tão magoadas,
correm de leve, preguiçosamente...
cai a tardinha sonhadoramente...
Vamos os dois sozinhos, de mãos dadas!..."
(in Esparsos de Florbela)

.
SEM TÍTULO
.
"... Com a doçura de uma linda ave
bateu as asas brancas e voou.
Era meiga, era pura, era suave
Não viveu! Foi um anjo que passou."
(in Esparsos de Florbela)
.


.
SEM TÍTULO
.
"Amor - eterno farol!
Que faz, pois, o ser viúva?
Às vezes também há sol
nos tristes dias de chuva!..."
(in Esparsos de Florbela)
.
.
SEM TÍTULO
.
"... Ó almas de assassinos que morreram
e riram e mataram!
Almas de garras que se esclavinharam
em carnes virgens por sensualidade!..."
(in Esparsos de Florbela)
.
.
NOITE TRÁGICA
.
"... Ó noite imensa, ó noite do Calvário
leva contigo, envolto no Sudário
da tua dor a dor que não 'squece!"
(in Trocando Olhares)
..

.
NEURASTENIA
.
"... Ó chuva! Ó vento! ó neve! Que tortura!
Gritem ao mundo inteiro esta amargura,
digam isto que sinto que eu não posso!..."
(in Livro de Mágoas)
.

.
EM BUSCA DO AMOR
.
"... Mesmo a um velho eu perguntei: ' Velhinho,
viste o Amor acaso em teu caminho? '
E o velho estremeceu... olhou... e riu..."
(in Livro de Mágoas)
.

.
MISTÉRIO D'AMOR
.
"... Por que foi que somente nessa tarde
nos olhamos assim tão docemente
num grande olhar d' amor e de saudade?!"
(in O Livro d'Ele)
.

.
SEM TÍTULO
.
Escrevi o nome teu
na branca areia do mar
vieram as ondas brincando
teu lindo nome beijar."
(Esparsos de Florbela)
.

Todas as imagems são de autoria de Gaspar de Jesus do Blog ARTE FOTOGÁFICA
.
A ele o meu agradecimento pela autorização em publicá-las.
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...