quinta-feira, 8 de abril de 2010

Feminino Plural - "Sombrinhas" e "Guarda-Chuvas"

.
O que é? O que é? .

.
É um acessório indispensável. Faça chuva, faça sol, ele está lá para proteger, mas freqüentemente acaba esquecido em algum lugar.
Uma invenção usada há mais de três mil anos na Mesopotâmia. O modelo original, produzido manualmente com folhas de palmeira, plumas ou papiro servia para proteger os reis contra o sol.
No Egito na China e na Grécia antigos eram um simbolo cerimonial. No Sião, atual Tailândia, o objeto era símbolo de posição social. Apesar da data da origem ser incerta, consta que a peça foi criada e catalogada oficialmente na França, em 1650, quando passou a ser acessório de moda para mulheres. .

Na era vitoriana era um luxo ser branquinha como o leite e ter pele alva era símbolo de nobreza. Somente as mulheres que trabalhavam ao sol tinham a pele queimada, e isso as diferenciava das damas da nobreza. Daí inventarem a "sombrinha". Ter uma sombrinha, era mais do que vaidade, era o modo de mostrar a todos que aquela mulher tinha dinheiro suficiente para não trabalhar. Eram tão caras e preciosas que ganhar uma de presente se equivalia a ganhar uma jóia e apenas os homens com interesse de compromisso sério presenteavam suas amadas com tal nobre presente.
...
No século 16, as pessoas perceberam que o objeto era útil para proteger da chuva também. Mas, somente no século 18, o guarda-chuva se popularizou entre os homens graças ao comerciante Jonas Hanway, que introduziu o seu uso na Europa.
.
Hoje, é possível encontrar guarda-chuvas de todos os tamanhos e cores. O sol está muito quente ou o dia está chuvoso? Já sabemos que não dá mais pra sair de casa sem ele. Afinal, queremos nosso lugar ao sol, queridas, mas de sombrinha!!!
..

{By Cartier-Bresson}
..
Atualmente quase não usamos mais as sombrinhas, mas quem disse que guarda chuva tem apenas a função de proteção? Ele pode ser divertido, sexy, criativo...
..
Essas fotos podem explicar melhor o que quero dizer!
.
Coleção de "Rain Parade Mini Umbrellas from Japan"
..



Disponível em 6 lindos designs, a coleção é super criativa e bonita.
.Guarda-chuvas coloridos, nos quais os designers adicionaram cabecinhas e pares de galochas foram o suficiente para tornar esta coleção tão cute.
São glamourosas meninas em vermelho ou branco, um adolescente sardento em verde, ou ainda a tradicional japonesinha em seu quimono aqua.


Tem ainda o dourado monge budista em seu traje alaranjado e um charmoso marinheiro em azul.
.


Particularmente gostei de todos! Muito criativos!!!
Retirado daqui
.
.
E como criatividade é o que não falta, lá vai:
..
Guarda chuva sexy, produzido por Guy de Jean para Chantal Thommas, 2006- 2008.

Esses guarda chuvas tem proteção solar fator 50, e também pode ser usado em dias chuvosos, porque têm resistência a água.
.

E olha que romântico:
"Love affair" - um guarda chuva para os inseparáveis.
.

Produzido por Marc Owens e Jasmine Raznahan.


.

4 comentários:

Janaina Amado disse...

Dalva, que postagem mais informativa e cheia de imaginação, adorei! Me amarro numa sombrinha... Beijos.

vieira calado disse...

Eu nunca uso guarda-chuva.

Sabe porquê?

Distraído como sou, perco-os

logo à primeira...

Mas sei que é útil.

Saudações poéticas

lis disse...

Minha doce amiga
Venho hoje mais cedinho tomar um cafezinho aqui com voce e sua casa sempre gentil oferece também sombrinhas !! rrss
O tempo por aqui anda indeciso ,nao sabe se chove ou faz sol ao mesmo tempo, o mar uma coisa mágica de ver,ontem tentei umas fotos e levei alguns bons respingos , bonito de apreciar, muito bonito.
E muita coisa feia também pelos bairros mais pobres, infelismente, onde há de ter muita garra pra sobreviver. Tenho ajudado na arrecadação de alimentos e roupas e muito não posso fazer, só entristecer por tanta dor.
Obrigada pelas postagens deliciosas e pelo espírito lindo que tens.O texto perfeito pra esse outono que promete.
Beijinhos

Jota Sena disse...

Olá Dalva!

Com um pouco de atraso, mais estou aqui para uma rápida vista.

E te dizer que com esta, recordei do meu avô!
Tinha ele um guarda-chuva, que usava em dias de sol e dizia que era guarda-sol.
O dito já estava mais para a cor marrom, do que a cor original…

Abraço e um bom final de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...