quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ling Jian

.
Nascido em 1968 na província de Shandong, Ling Jian estudou Belas Artes na Universidade Qinghua, em Pequim. Depois de completar a sua licenciatura em 1987, ele deixou a China para montar um atelier em Viena. Em seguida morou em Hamburgo e Berlim, onde continuou a trabalhar e a viver. No entanto, a arte sempre o aproximou de sua pátria: sua obra tem sido dominada por uma exploração da vida política e social chinesa.

False
New noble-white hair woman

Conhecido por seus retratos de mulheres chinesas (em grandes tamanhos e geralmente limitados ao rosto), sua arte captou o melhor e o pior do legado social deixados pelo comunismo da China.

False
Communist sister-Ling Ling

Em seus belíssimos quadros estão estampados, em estilo provocativo e violento, a imagem idealizada e fictícia dos chineses. Em composição simples e ao mesmo tempo tecnicamente brilhante, Ling Jian levanta questões sobre a "profundidade por trás da superficialidade" e da "realidade por trás da aparência", fruto de sua experiência com a Revolução Cultural.

 Ling Jian, Strangle it
Strangle it

Sob essa exploração da identidade do corpo encontra-se o contexto social mais amplo dentro do qual ele situa a sua arte. Ling Jian, como muitos de seus contemporâneos, procura a reconciliação entre a China do passado e do a China do presente.

Communist sisters-Tears of Idealism

Mais do que simplesmente explorar a identidade física da mulher chinesa, ele traz à tona uma imagem de universo feminino comunista - tão introvertido.

False
Comunist Sister - 2006

Ele manipula a identidade feminina, tornando a mulher chinesa bela e altamente sexualizada, subvertendo sua identidade original como uma modesta e despretensiosa menina.

 Ling Jian, Grew up Under the Sunshine - Fang Fang
Grew up Under the Sunshine - Fang Fang

Olhar as obras de Ling Jian mexe com nossas emoções. Muito interessante em sua trabalho é a "representação do sangue".... o sangue fino e vermelho que provocativamente pinga dos lábios das mulheres, além do tamanho das telas - é algo que certamente chama a atenção...



.False
Army Princess nº 4

Visite o lindo site do artista!


3 comentários:

Judite disse...

Boa tarde, Dalva!

"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração!" (Sl 37:4)

Deus te bendiga e seja contigo hoje e sempre!

http://www.youtube.com/watch?v=oHGwAkPEu8o&feature=related

Lilá(s) disse...

Maravilhosa sugestão, visitei o site e fiquei encantada!
Obrigada
Bjs

lis disse...

Muito bonita as expressoes!
o sangue deixa um ar meio punk porisso diferente .
Não compraria um quadro pra minha sala ,mas aprecio.
vou visitar o site pra ver mais.
abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...