sábado, 1 de agosto de 2009

John Heartfield - fotomontagens

.
.
Na década de 1930 os nazistas ganhavam terreno na Europa. Muitos optaram por ignorar ou tiveram uma atitude de não comprometimento com a Política Nacional Socialista do expansionismo, e a ameaça de guerra que a Alemanha representava para o mundo. John Heartfield (acima do centro, em 1960), um cidadão alemão, foi um dos que escolheu criticar o regime através da arte e ele produziu uma notável série de fotomontagens audaciosas.
.
Swastika: Blood and Iron
clique para ampliar
.
Bismarck afirmou que o povo alemão seria reformado através de uma combinação de sangue e ferro. A fotomontagem de Heartfield mostra exatamente como isto deveria ser interpretado na realidade. Nascido em 1891 viu os horrores da Primeira Guerra Mundial, em primeira mão.
.
Kaiser Hitler
clique para ampliar
.
Aqui, ele dá ao Kaiser Hitler's roupas velhas e um bigode peculiar para revelar que o poder tinha simplesmente mudado de mãos e nada mudara em termos democráticos.
.
Hitler about to eat the French Cockerel clique para ampliar
.
Embora alguns de seus trabalhos possam parecer um pouco primitivos em nossos dias do Photoshop, o significado de sua obra é tão acentuada como a faca que o ditador usa. A lenda em torno de piadas ironicas sobre o vegetarianismo de Hitler... afinal, Herr Hitler não come carne, mas é um frande afiador de facas! Claro que, por esta altura, Heartfield teve de retirar-se da Alemanha do início do regime nazista pois este tipo de sátira política seria um passaporte para que recebesse uma visita durante a noite e uma estadia em um campo de concentração. Ele deixou Alemanha, em 1933, ano em que Hitler chegou ao poder, e mudou-se para perto Checoslováquia.
.
Germans eating iron
clique para ampliar
.
Num típico interior nazista - com suásticas adornando o papel de parede, a fotografia de Hitler em evidência, uma almofada comemorativa de Hindenburg no sofá —, uma família reunida em volta da mesa é apresentada devorando peças de armamento. Heartfield, que não poupa nem mesmo um bebê e um cachorro do singular banquete, inspira-se num discurso militarista de Goering: "O ferro sempre produziu um país forte; a manteiga e a banha produziram, quando muito, um povo gordo". A caracterização da sala em que se passa a cena não deixa dúvidas obre o papel desempenhado pela pequena e média burguesia na sustentação do regime, uma vez que essas camadas sociais eram conhecidascomo “comedores de pão com manteiga".
.
Hitler watering his war tree
clique para ampliar
.

A consciencia ecologica de Hitler é satirizada nesta fotomontagem. No entanto, aquilo que ela produz são capacetes de ferro marcados com suásticas. Este foi produzido em 1939, altura em que Heartfield sentiu a necessidade de se retirar da Checoslováquia para a Inglaterra, onde viveu durante o período da guerra.

.

Broken on a wheel

clique para ampliar
.

Referindo-se ao instrumento de tortura medieval, a Roda, Heartfield habilmente adapta a suástica para a imagem do que acontecia ao povo alemão sob a "orientação" de Adolf Hitler e seus amigos. Alguns poderiam dizer que esta imagem de sofrimento é um pouco generosa para o povo alemão, retratando-os como as vítimas do nazismo, mas foi o que aconteceu quando Hitler assegurou para si o poder absoluto.
.


Hitler's house of cards

clique para ampliar

Presciente como nunca, Heartfield mostra Hitler como o baterista menino na base do baralho de cartas. No topo está o industrial, Thyssen, mostrando como a indústria estava em conluio com o ditador. O peso da bandeira nazista no topo é apenas para o equilibrio do castelo de cartas. O nazismo foi construído sobre alicerces que não iriam durar muito tempo - era um sistema político que estava condenado ao colapso.
.
R.I. P Dove of peace
clique para ampliar
Esta é uma peça dq sátira particularmente brutal - a pomba da paz é frequentemente apresentada morta ou moribunda, mas aqui é transfixada - literalmente - por uma baioneta, que representa a ascensão do fascismo na Europa na década de 1930. Ao fundo o Edfíco da Liga das Nações. Mais de perto se vê a suástica voar a partir dele. Isto demonstra a amargura sentida por muitos ao ver que a organização fundada para representar as nações do mundo, durante a Primeira Guerra Mundial, tinha falhado no seu dever. Na sua forma ineficaz, tinha, de fato, incentivado o surgimento do nazismo e do fascismo na Europa.
. Image Credit

Após a derrota de Hitler e do nazismo, Heartfield retornou à Alemanha e viveu o resto de seus dias em Berlim Oriental. Sua vida e obra foram comemoradas com um selo. Durante os últimos anos ele trabalhou de perto com uma variedade de teatro e diretores. E em 1967 ele visitou Londres para se preparar para uma retrospectiva de sua obra. Infelizmente ele morreu antes de ver isto acontecer, mas sua viúva completou os trabalhos para a exposição que foi exibida no ICA em 1969. A Tate Modern, em Londres, fez uma retrospectiva de seu trabalho há alguns anos, mas ele continua a ser um artista pouco conhecido.
.

4 comentários:

Helio Penna disse...

Sempre bom recordar, para que o erro não se repita. A audácia que não teme as consequências é um ato heróico.

Beijos.

Monica disse...

Audácia e criatividade e presença de espírito na denuncia ao perigo que viria.

Uma semana de paz, querida!

Dalva Nascimento disse...

E o artista foi mesmo heróico: sofreu as consequencias pelo amor a sua arte e a verdade.

Beijos, Helio!

Dalva Nascimento disse...

Monica, artistas assim tem o poder de não apenas nos encantar, mas também nos motivar a atitudes corretas.

Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...