segunda-feira, 19 de julho de 2010

Simply Red

.
Eles são raros ( estima-se que representam apenas entre 1% a 4% da população mundial), mas nem por isso menos belos... Eles literalmente iluminam o ambiente com sua presença.
.
Simply red: David Snoo Wilson
.
O gene para os cabelos vermelhos dos ruivos é recessivo... e eles podem nascer numa família depois de gerações e gerações de morenos e louros...
.
Simply red: Isla Mae Lubbock
.
Os primeiros ruivos de que se tem notícia nasceram há aproximadamente 50 mil anos atrás (pasmem!) na África!
.
O lugar do mundo com o maior número de ruivos é o Reino Unido, especialmente a Escócia. Calcula-se que de 10 a 13% da população escocesa tenha cabelos avermelhados.
.
A lenda das fadas nasceu em meados do sec. XVII no Reino Unido, e elas geralmente são representadas como lindas mulheres com cabelos ruivos.
.
.
Estudos científicos comprovaram que os ruivos têm um resistência maior a dor, precisando de uma quantidade maior de anestésico que outras pessoas.
.
O ser humano adulto possui em torno de 120 mil fios de cabelo em seu couro cabeludo. Já os ruivos são os que possuem menos.
.
Simply red: Lucie Wicks
.
Na Catedral de Saint Paul, em Londres, gravuras contam a história da queda do paraíso. Eva é representada com longos cabelos vermelhos. O cabelo ruivo de Eva tem relação com o pecado, assim como as antigas letras escarlates que marcavam as adúlteras. O filho de Eva, Caim, que matou seu irmão, Abel, é muitas vezes representado como ruivo.
.
Simply red: Richard Tyrone
.
Os egípcios consideravam a cor vermelha tão azarenta, que queimavam mulheres ruivas em rituais que tinham como objetivo extinguir todos os cabelos avermelhados.
.
Por que toda pessoa ruiva tem sardas pelo corpo?
.
.
Nos ruivos acontece uma mutação genética no par de cromossomos número 16, alterando a produção de dois pigmentos: a feomelanina, de cor avermelhada, e a eumelanima, de tom castanho.Esses pigmentos são os responsáveis pela coloração de nossos cabelos e pêlos, tornando-os mais avermelhados.
.
O resultado dessa mutação é o surgimento de sardas, uma espécie de "efeito colateral", que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. Mas mesmo quem não carrega essa herança genética pode ter sardas. Nesse caso, as pintinhas são uma resposta da pele à agressão do sol. A pele se torna pigmentada com a esperança de bloquear a penetração dos raios solares.
.
A bioquímica dos cabelos ruivos, anomalia conhecida como rutilismo, só foi desvendada no final do século passado.
.
Simply red: Lily and Alice Prosser-Powell
.
Os cabelos vermelhos, não são exclusividade da espécie humana. Cabras, esquilos e orangotangos também podem ter pêlos ruivos.
.
Carinhosamente chamados de cenourinhas, cabelo de fogo, sardentinhos, cabecinhas vermelhas, estas seres belos e fascinantes foram magistralmente retratados pela fotógrafa inglesa Jenny Wicks, inspirada pelo seus jovens sobrinhos ambos ruivos, e que então fotografou ruivos de todo o país.
.
Todas as fotografias deste post são de sua autoria. Veja aqui o seu trabalho.


.

4 comentários:

Hugo de Oliveira disse...

Ai que lindos...adorei a cor dos cabelos. Super interessante essa postagem.



abraços



Hugo

Tucha disse...

Achei super curioso, os ruivos são lindos e no Brasil são mais que raros.

DILERMArtins disse...

Mas bah, guria.
Tenho um cunhado e uma neta ruivos.
O cunhado é o Vermelho! Já a neta ainda não tem apelido e é linda!!!!
Adorei esse post.

Unknown disse...

Olha, eu acho muito lindo pessoas ruivas, e eu gostaria muito de ter um filho ruivo. Acho a coisa mais linda do mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...