segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Está no ar...


2011 vai marcar o fim dos projetos espaciais da Nasa. Em 1981 o Columbia realizava o voo de estreia do Programa Onibus Espacial. Iniciava-se uma nova era na exploração espacial, e grandes avanços tecnológicos e científicos marcaram estes projetos, entre eles o lançamento de mais de 70 satélites, incluindo o telescópio Hubble, e a construção da Estação Espacial Internacional.


Depois de quase 30 anos esta era chega ao fim. Em fevereiro de 2011 o Endeavour parte para sua última missão, e em novembro deste ano a Discovery parte em seu voo de despedida.

Foi o então presidente dos EUA, George W. Bush quem tomou a decisão, em 2004, de aposentar os ônibus espaciais, depois do acidente com o Columbia, que se desintegrou no ar, matando a tripulação de sete astronautas ao reentrar na atmosfera terrestre. Ironicamente a mesma nave que fez o voo inaugural do programa, em 1981, contribui para sentenciar o seu fim.


Desde agosto a Nasa permite a participação do público num dos momentos finais deste projeto. Foi criado em agosto deste ano um site onde se pode votar em uma lista com 40 músicas, dentre as quais 2 serão escolhidas para acordarem os astronautas que viajarão nas ultimas missões da Discovery e Endeavour. Você também pode, através do site, enviar uma música própria para concorrer.

Normalmente os astronautas são despertados pela Nasa com músicas selecionadas por amigos e parentes, mas por serem estas as últimas viagens dos ônibus espaciais, a escolha foi aberta ao público.

"Estamos ansiosos para ouvir a música que o público vai escolher", disse Steve Lindsey, comandante da missão STS- 133 da Discovery.

O comandante Mark Kelley, que será o responsável pela última missão da Endeavour, também disse que ele e sua tripulação desejam saber qual será a canção eleita.

Você pode escolher entre Beautiful Day, do U2, Fly me to the moon, de Frank Sinatra, Here comes the sum, dos Beatles, entre outros sucessos. Clique no link abaixo e veja a relação das 40 músicas. A Rádio Astronauta está no ar!




6 comentários:

Tucha disse...

Novidades no ar! Eu pensei que eles tinham desistido da conquista espacial, no meio desta crise economica americana.

chica disse...

Interessante,Dalva!um beijo,linda semana,chica

Noslen ed azuos disse...

Novidade para mim, e como ficará o telescópio Hubble... será desativado?! , ouvi dizer de outro telescópio mais potente que será usado para os mesmos princípios do Hubble...espero que ñ deixem muito lixo no espaço com o perigo de cair em nossa cabeça rsrs

Bjs e obrigado pelas boas informações.
ns

Regina Coeli Carvalho disse...

Olá,
Tenho andado sumida dos comentários, mas minha visita hoje é em prol de um assunto especial. Postei lá no Canteiros o Caso Joanna Marcenal, mais um dos casos de impunidade nesse nosso país.
Conto com a sua ajuda para nos ajudar a divulgar. Se puder traga o selinho para seu blog.
Em breve vamos organizar uma blogagem coletiva.
Conto com você.
Meu abraço.

Carolina disse...

Legal,hein? esta participação é bacana,porque faz com que as pessoas participem de algo que geralmente é tão distante pra maioria dos mortais.

* U2 sempre...

bjos meus

lis disse...

Vamos aguardar pra ver mais essa façanha , que dê tudo como planejado
Interessante !
voce trazendo sempre boas novidades!
obrigada , beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...