terça-feira, 5 de outubro de 2010

Instalação das borboletas


Existe uma tendência da arte contemporânea de se voltar para o espaço físico. Pode ser o espaço dentro da galeria, ou até mesmo áreas externas.

Essa tendência transforma o espectador: ele deixa de ser um observador distante e se torna parte integrante da própria obra.

Um exemplo magnífico são as Instalações: um tipo de arte visual que desde 1960 vem designando as assemblages, ou ambientes construídos nos espaços de galerias e museus.

Certamente uma das instalações mais bonitas é a de Maria Eugenia Lima, As Borboletas do Pantanal... ela atravessa o fosso existente entre o pavimento térreo e o primeiro andar do Museu de História do Pantanal.


São 750 borboletas de laminas de silicone suspensas por fios de nylon. A instalação mede 8 metros de altura, e nos deixa uma enorme sensação de leveza e liberdade...


Acontece a criação de um novo cenário através da arte, fazendo com o observador interaja com o ambiente, buscando novas relações da arte com a vida e com o espaço à nossa volta.


"Quais os limites que permitem distinguir com clareza a arte ambiental, as assemblages, certos trabalhos minimalistas e as instalações? As ambigüidades que rondam a noção desde a origem não podem ser esquecidas, mas tampouco devem afastar o esforço de pensar as particularidades dessa modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento está dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador."

(fonte HausDesart)



7 comentários:

chica disse...

Que lindo trabalho esse,Dalva!

Muito legal!beijos,chica

Tucha disse...

Sou apaixonada por borboletas, amei vê-las transformadas em arte. Lindo!

Wania disse...

Dalva querida!

Que trabalho lindo, imagino ao vivo que sensação de leveza deve passar...
Lembrei-me da Úrsula, ela adora borboletas!


Bjs

Luma Rosa disse...

As borboletas, amo! Essa instalação é maravilhosa! Logo me imagineir abaixo do vão, olhando pra cima! Deve ser um espetáculo!! Boa semana! Beijus,

Vanilza Freitas disse...

Noossa, fiquei vislumbrada. Sou apaixonada por borboletas, passáros...
Adorei as fotos e o texto está ótimo.
Bjks:.

Jota Sena disse...

Olá Dalva!

Que bom deixar a mente fluir e viajar em um mundo, a onde consegue-se, mergulhar em fontes de fantasias, que está sendo alimentada através da realidade de um artista... Dalva, meus parabéns por esta bela postagem.

Um abraço e até +.

Jota.

Lilá(s) disse...

Que lindo! gostava imenso de ver ao vivo.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...