sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A linguagem das flores - Margarida


Gosto sempre de dizer que uma flor não é simplesmente uma flor...

Com relação a margarida esta é a coisa mais certa de se dizer.

A MARGARIDA


É uma das minhas flores favoritas (empata com a violeta...)
Sim, é ela, com seu "miolinho" amarelo e lindas "pétalas" brancas. Será que você já notou que a margarida, peça muito comum em nossos jardins, é uma prima do girassol e do crisântemo? E o mais curioso é que ela não é uma flor, mas uma reunião de muitas flores...

Como???

Aproxime-se bem da margarida. Olhe-a bem de perto.


Você vai ver que ali estão reunidas dois tipos de flores: umas que formam o miolo amarelo e outras que formam a borda branca... E por que elas crescem assim, juntinhas? Será que é apenas para admirarmos esta união? Não...

Elas têm funções muito importantes: produzir néctar, atrair insetos polinizadores e gerar polém.
Daí a divisão para desempenhar tantas tarefas.
Muitas começam a desabrochar das extremidades em direção ao centro, assim, enquanto as flores da periferia estão na fase feminina – durante a qual são capazes de receber pólen -, as flores mais centrais estão na fase masculina – na qual liberam seu próprio pólen. Quando muitas flores estão assim reunidas, chamamos de inflorescência.

A margarida, assim como os crisântemos e girassóis, são uma reunião de pequenas flores que se desenvolvem de forma diferente!


Quantas amigas suas têm esse nome? A margaria empresta seu nome a muitas mulheres...

A margarida foi em tempos dedicada a Artemis, deusa das mulheres. "crysanthemum" é o seu nome que provém da raiz grega chrisos (dourado) e anthos (flor).


Na medicina tradicional é utilizada como diurético, anti-espasmódico e tônico, em tratamentos da tosse e da asma. As suas flores podem ser utilizadas em infusões, aliviando a tosse, e pode-se fervê-las com folhas de caules e adoçar com mel. Pode ainda ser usada como loção para feridas, manchas e problemas de pele.


Ela simboliza inocência e virgindade.

Na mitologia romana, a ninfa Belides transformou-se nesta flor para escapar do assédio do deus da vegetação e das árvores frutíferas.

Uma lenda inglesa conta a história de uma fada que alimentava o filho adotivo de um rei com comidas preparadas com margaridas, para que ele nunca crescesse, conservando sua inocência infantil.

A margarida é conhecida também como a flor do oráculo dos enamorados, no jogo "bem me quer, mal me quer..."


fonte: "A Linguagem das Cem Flores" - Regina Obata


Um comentário:

Judite disse...

Boa tarde!

Esta é a mensagem de Deus para você neste fim de semana:

"Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravada na palma de minhas mãos". (Isaías 49:15 e 16a)

Que o seu dia dos pais seja repleto do amor do maior de todos os Pais!

http://www.youtube.com/watch?v=psbf6yPiZZA

Deus seja contigo.

Blog Yehi Or!
http://hajalluz.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...