sábado, 5 de novembro de 2011

Geografia divertida


Não sei de você, mas eu sempre gostei de estudar geografia, aprender sobre os países, decorar o nome das capitais... e me lembro de um livro que tive – trazido por minha tia de uma viagem a Europa – que retratava os países com figuras humanas históricas de cada um. O nome do livro era “Geographical Fun: being humourous outlines of various countries”.


A coleção tinha ao todo doze mapas feitos com o objetivo de tornar o aprendizado da geografia mais interessante para as crianças e pré adolescentes. Junto com cada mapa, vinha um versinho que tinha relação com o país e as figuras representadas.


Segundo o autor dos mapas, William Harvey, a diversão do momento provocaria a curiosidade em relação aos países e sua cultura. A idéia é que a criança associe em sua mente o contorno dos países com fatos que dizem respeito a sua cultura, possibilitado assim uma simples e agradável maneira de conhecer e identificar o mapa dos países.


Em cada país ele usou personagens carregados de símbolos importantes na cultura local. Dinamarca, França, Espanha, Irlanda, Holanda e Bélgica receberam as imagens de mulheres em trajes típicos e com traços marcantes do povo.


A francesa, por exemplo, é representada por uma senhora feia com nariz em forma de gancho, usando roupas trabalhadas, como símbolo da vocação que a França possui paras as artes, que o autor fez questão de ressaltar.


A Espanha e retratada em um só mapa junto com Portugal, traduzindo o que o poema chamou de amizade duradoura.


A Escócia e a Itália tiveram como símbolos figuras masculinas. O soldado escocês traja as singulares vestes tradicionais de seu país, e o chefe italiano, defensor da liberdade, aparece ao lado de um representante da igreja católica.



Rússia, Inglaterra e Prússia foram representados pelos seus respectivos líderes: o czar Alexandre II, a Rainha Vitória e Otto von Bismarck. O País de Gales também foi representado por um líder, mas um líder histórico, o nacionalista medieval Owen Glendowr.





Um comentário:

Tucha disse...

Super interessante e criativo. Amo os mapas e sobretudo ver os paises ao vivo em viagens,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...