terça-feira, 20 de novembro de 2012

A cor da sua pele


Fotografia de Jean Marconi

Hoje, 20 de novembro, em algumas cidades do Brasil celebra-se o dia da Consciência Negra, em homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares. É um momento propício a uma reflexão que, apesar de repetitiva, tem sua razão de ser. 

No nosso país a maioria da população é negra e parda (50,7% - censo de 2010), e a maior parte vive no Norte e Nordeste, sofrendo a maior taxa de analfabetismo na faixa etária dos 15 anos. Os negros e pardos ganham salários mais baixos que os brancos e amarelos e morrem mais cedo em consequência da  precariedade de suas condições de vida, da violência civil e do difícil acesso aos cuidados de saúde.
Esses são os resultados oficiais, mas muitos acham que esses números estão errados - seriam, na verdade, muito maiores, já que no Brasil confunde-se "raça" com "cor da pele."

Ah, no Brasil não temos preconceito... verdade? Mentira... o que se diz por aí...

Ih... a coisa tá ficando preta!

Preto é assim mesmo: quando não faz na entrada, faz na saída.

Ah, ela é preta mas é limpinha...

Eu, preconceituoso? De jeito nenhum! Tenho até amigos negros!

É aquele ali... aquele "moreninho", tá vendo?

Encontrei um texto muito pertinente para o dia de hoje, um post de Clecyo, que vale a pena uma leitura atenta. Ele começa  assim:

"No dia da Consciência Negra, quero esquecer das inúmeras vezes que a cor da minha pele foi critério de julgamento. Quero esquecer que os números de uma pesquisa indicam que 97% dos brasileiros dizem não ter preconceito racial, mas também que 98% dos mesmos entrevistados disseram conhecer outras pessoas que tinham. "

"A miscigenação racial me fez insegura na minha carreira."
Mariah Carey - Cantora, admitindo que sempre teve medo de ser ofendida em público devido à origem africana de seu pai .

"Nos anos 50 havia cidades nas quais não podíamos entrar em ônibus. Agora temos a possibilidade de eleger um negro para a Presidência dos EUA. Graças a Deus, finalmente estamos livres."
Chuck Berry - Músico americano

"A única razão pela qual consegui sair na capa da Vogue francesa foi porque Yves Saint Laurent ligou para a revista e disse que retiraria seus anúncios se não me colocassem."
Naomi Campbell - Modelo, criticando o racismo que, segundo ela, sobrevive no mundo da moda 

"Hoje em dia, depois dos shows, as mulheres querem me pegar. Dez anos atrás, eu passava por uma calçada e as mulheres pulavam para a outra."
Seu Jorge - Cantor e compositor brasileiro

"Beijo de duas cores é bom. Fica mais bonito na tela."
Jorge Furtado - Cineasta, sobre o seu filme Meu tio matou um cara, protagonizado por uma atriz branca e um ator negro

"Feia, eu não sou. Mas quem tem preconceito não enxerga a beleza do negro."
Negra Li - rapper

"Quando cheguei ao Brasil morria de medo dos negros. Depois me casei duas vezes, as duas com negros. Eles são uma raça superior."
Elke Maravilha - Atriz, que nasceu e foi educada na Rússia 

"Toda pessoa que declara que o racismo não existe em seu país não é só um cego, mas também um irresponsável."
Joseph Blatter - Sobre o preconceito no futebol 

"Convivo com isso todos os jogos. A torcida me insulta. Me chama de macaco."
Daniel Alves - Jogador de futebol, no Barcelona em 2011

"Quem diria que eu, que estudei em uma escola segregada, iria chegar aquí?"
Oprah Winfrey - Apresentadora, em seu último programa depois de 25 anos


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...