VOCÊ JÁ LIBERTOU UM LIVRO?
Se você ainda não fez, não sabe como é emocionante...
Afinal, para quem gosta de ler, o livro se torna um amigo, um companheiro com quem você partilhou boas horas de entretenimento e emoção.
Não sei você, mas eu estou numa fase de precisar urgentemente de novas estantes para a minha casa. São tantos livros já lidos, outros tantos relidos e muitos outros ainda por ler! Graças a Deus! Esta semana aconteceu a 1ª edição do ano do BOOKCROSSING Blogueiro!
Você sabe o que é BOOKCROSSING???
BOOKCROSSING é isso: literalmente é libertar um livro - do anonimato da estante da sua casa para alimentar a imaginação de alguém. Você pode deixá-lo num banco de praça, num café, num jardim, num ônibus, num táxi... enfim em algum lugar público onde alguém vai encontrá-lo. A idéia é fazer do mundo uma grande biblioteca e incentivar a leitura. Sim, libertar alguns dos seus queridos livros; partilhar com algum desconhecido a emoção que teve ao ler este ou aquele livro.
Normalmente deixamos o livro com um bilhetinho, dizendo que ele não foi perdido, mas esquecido ali de propósito para que fosse encontrado e apreciado. Pede-se também, a quem o encontrar que, depois de lê-lo, também o liberte para que outro o encontre.
Na blogosfera, o BookCrossing Blogueiro é um sucesso! Ele acontece duas vezes por ano e muitas pessoas participam e partilham suas experiências em seus blogs. Ontem participei desta edição, libertando meu livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, no bairro onde moro, numa sala de espera de um consultório odontológico: lá ficaram eles - meu livro e o bilhetinho.
Algumas pessoas com quem comento sobre isso ficam espantadas... Eu compreendo. Afinal, não é todo mundo que tem tendência para o desapego. Felizmente não sofro desse problema. Me apego às histórias que leio, não ao objeto livro em si. Ele é apenas um veículo para a viagem que fiz através de suas páginas. E fico feliz em poder proporcionar a outras pessoas o prazer que tive com a leitura. Afinal, o valor de um livro não se resume ao preço que pagamos por ele. Seu valor vai muito além disso, e não tenho o direito de deixar que meus livros se deteriorem em minhas estantes.
Em novembro próximo vai acontecer mais uma edição do BookCrossing e mais uma vez eu vou participar, com certeza! Participo sempre, mesmo fora das edições.
O que você achou da idéia? Experimente! Já libertei muitos livros e garanto que você vai gostar da sensação...
Se quiser mais informações sobre o BookCrossing, veja aqui.
5 comentários:
Que ideia sensacional!!!!
Vou compartilhar seu post, ok.
E também aderir a essa fantástica campanha.
Bjs.:
Sil
http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/
Olá Dalva, passei para conhecer esse encanto de Recanto. Amei estar aqui, tudo de uma delicadeza singular, e essa ideia da doação feita dessa maneira é genial...Cheguei até aqui através do Blog da Amiga Silvana do Blog meusdevaneiosescritos e vim para ficar com muito gosto...Se quiser conhecer o meu recanto fica aqui o convite...Parabéns.
Beijos
Marilene
Blog folhas flores e sutilezas
Oi, Dalva!!
Você incorporou o espírito Bookcrossing na íntegra (rs*) e como fico feliz de encontrar pessoas que pensam do mesmo modo que eu! Obrigada por participar do BookCrossing Blogueiro!! Espero que esse livro que você libertou, também liberte o pensamente de quem o encontrar!!
Beijus,
Achei muito legal essa ideia. Eu quero participar da próxima edição do bookcrossing, deve ser muito legal.
http://doisquintos.blogspot.com.br/
Que ideia linda. Acho que vou praticar esse ato com uns livros que tenho aqui. Sinceramente, fiquei arrepiada com essa iniciativa. Já pensou em formar um leitor?
Beijo http://porredelivros.blogspot.com.br/
Postar um comentário