sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nossos tempos


Air Doll é um filme dirigido pelo japonês Hirokazu Koreeda. Trata basicamente da solidão, tão presente em nossas grandes cidades superpovoadas. Nozomi é uma boneca inflável que pertence a um homem solitário, e é por ele tratada como se fosse uma mulher real. E de repente ela se torna real...
E toca fundo nas questões humanas, nos problemas de solidão e relacionamentos.

Abaixo, um diálogo entre a boneca inflável e um velho sábio sentados num banco de praça:


- Com licença. Diga, conhece um inseto chamado “Efêmera”? A efêmera morre um ou dois dias após dar à luz. Então, seu corpo está vazio, sem estômago ou intestino. No lugar deles está cheio de ovos. É uma criatura que nasce apenas para dar à luz. Humanos não são muito diferentes. Não faz sentido..
- Sou vazia também…
- Uma maravilhosa coincidência. Sou igual. Sou todo vazio.
- Fico pensando se há outros.
- Atualmente, todos são.
- Todos?
- Sim, especialmente, aqueles que moram neste tipo de cidade.
- Você não é a única.
- Parece que a vida é construída de um modo que ninguém possa preenchê-la sozinho. Assim como não é o suficiente para as flores ter pistilos e estames, um inseto ou a brisa deve introduzir o pistilo ao estame. A vida contém sua própria ausência, que apenas um Outro pode preenchê-la. Parece que o mundo é o somatório dos Outros. E, ainda assim, não sabemos e nem nos é dito que preencheremos uns aos outros. Levamos nossas vidas dispersas, perfeitamente inconscientes dos outros…Ou, de vez em quando, é permitido encontrar a desagradável presença do Outro. Por que é que o mundo é construído de forma tão solta?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...