segunda-feira, 6 de março de 2017

Cultura espanhola - curiosidade


Esta é uma imagem muito sugestiva. E assombrosa.


Trata-se de uma alegre Tomatina, que acontece no vilarejo valenciano de Buñol, quando espanhóis e turistas, extremamente bêbados, fazem uma guerra de tomates que toma conta de toda a cidadezinha...

É uma festa tradicional da cultura espanhola. Atrai muitos turistas que todos os anos se banham nas ruas lotadas de pessoas e de tomates maduros esmagados. Uma lambança e e uma bela confusão, que acontece toda ultima quarta-feira de agosto. 

Em tempo: os tomates usados na Tomatina são especificamente cultivados para isto: não são bons para o consumo, desta forma evita-se o malfadado desperdício - é uma diversão sem culpa.


O início da “batalha” de tomates em Buñol tem origem em incerta. A mais aceita (lê-se: popular) das teorias é de que, durante o desfile de Gigantes Y Cabezudos de 1945, alguns jovens resolverem encenar uma briga na Plaza del Pueblo e a munição mais próxima que havia eram tomates. A polícia agiu e obrigou os participantes a pagarem pelos tomates. No ano seguinte eles retornaram, na mesma quarta-feira e com seus próprios tomates, para se confrontarem novamente e serem dispersos pela polícia novamente. Mas no próximo ano, lá estavam novamente. E assim começou da festa virar costume. Após algumas proibições aconteceram, mas tudo deu certo. Em 1980 a Câmara Municipal de Buñol assumiu a organização do evento e aí foi tomate que não acaba mais.


Tudo começa às 9 horas da manhã, na Plaza del Pueblo, e vão chegando pessoas e mais pessoas para o início da festa. Se ergue então um grande mastro cheio de sabão, como um pau-de-sebo, e no alto dele, um grande presunto. Os mais animadinhos tentam subir para alcançar seu prêmio. Enquanto isto, das varandas das casas, as pessoas vão jogando baldes de água nos participantes da Tomatina.


Às 11 horas da manhã soa o primeiro disparo para anunciar o início da bagunça e é aí que chega o primeiro caminhão carregado de tomates e os despeja pela rua. Pouco depois todos já estão vermelhos de molho de tomate e vão chegando outros carregamentos de “munição”. Até que soa o segundo tiro e é o fim da Tomatina. Não exatamente o fim, já que agora os “combatentes” serão lavados de mangueira ali mesmo na rua.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...