quarta-feira, 8 de abril de 2020

Fica em casa



Senhor, ajudai-nos a construir a nossa casa
com janelas de aurora e árvores no quintal.
Árvores que na primavera fiquem cobertas de flores
e ao crepúsculo fiquem cinzentas como a roupa dos pescadores.

Manoel de Barros   


É nas velhas casas, onde parece flutuar ainda a penumbra dourada do passado, que se recebe, 
mais perdurável e mais viva, a impressão da família e do lar. 

Júlio Dantas


 O lar é onde fica o coração. 
John Green


No meu coração fiz um lar
o meu coração é o teu lar
e de que me adianta tanta mobília
se você não está comigo?

Nando Reis



Todas as casas onde há livros e quadros e discos são bonitas. 
E são feias todas as casas, por mais luxuosas, onde faltem essas coisas.

 Eugenio de Andrade





Como os ninhos, que são a casa da ave, e que todos diferem consoante a ave que o fabricou e o habita, a casa do homem reproduz com fidelidade a vida, a ocupação, o carácter, 
o sentimento dos moradores. Toda a casa tem, como os donos, uma fisionomia especial, 
que as gerações lhe imprimiram.

Carlos Malheiros Dias



Meu quarto. A melhor coisa que havia ali era a cama. Gostava de ficar ali deitado por horas, mesmo durante o dia, com as cobertas puxadas até o queixo. Era bom ficar ali, nada acontecia por ali, nenhuma pessoa, nada.

Charles Bukowski

Diziam que a velha casa não tinha nada de mais.
Tinha sim, em cada canto esquecido tinha história.
História de amor, história de dor, alegria e medo.
E vai saber quantas outras histórias cabiam apertadas aos cantos da velha casa...

Priscilla Dias Cavalcante 


O importante não é a casa onde moramos, mas onde, em nós, a casa mora.

Mia Couto


Quem disse que eu me mudei?
Não importa que a tenham demolido:
A gente continua morando na velha casa em que nasceu.

Mario Quintana


A nossa casa, Amor, a nossa casa!
Onde está ela, Amor, que não a vejo?
Na minha doida fantasia em brasa
Constrói-a, num instante, o meu desejo!

Onde está ela, Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa?

Florbela Espanca


É um chalé com alpendre,
forrado de hera.
Na sala,
tem uma gravura de Natal com neve.
Não tem lugar pra esta casa em ruas que se conhecem.
Mas afirmo que tem janelas,
claridade de lâmpada atravessando o vidro
...
É uma casa de esquina, indestrutível.
Moro nela quando lembro,
quando quero acendo o fogo
as torneiras jorram,
...
Não fica em bairro esta casa
infensa à demolição.
Fica num modo tristonho de certos entardeceres,
quando o que um corpo deseja é outro corpo pra escavar.
Uma ideia de exílio e túnel.

Adélia Prado





Crédito das imagens: Praça São Salvador, 5 ,  Laranjeiras, Rio de Janeiro,  no ano de 1935. Casa do casal Carlos Lirio (in memorian) e Laura Mathilda Mallaber (in memorian)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...