segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Conflito de gerações

.
.
Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:
.
1. "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."
.
2. "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã,porque essa juventude é insuportável,desenfreada, simplesmente horrível."
.
3. "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."
.
4. "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos.Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
.
Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, revelou a origem delas:
.
A primeira é de Sócrates (470-399a.C.)
A segunda é de Hesíodo (720 a.C.)
A terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.
E a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia e tem mais de 4000 anos de existência.
.

É... sempre existiu e sempre existirá o conflito de gerações: divergências que culminam em incompreensão e intolerância. Mas não podemos esquecer que a juventude tem poder de transformação, e deve usá-lo para criar sociedades mais justas.
.T
O conflito de gerações continuará a existir, e sempre será proporcionalmente maior a quanto mais às pessoas se mantêm apegadas há um tempo, a um lugar, a um modo de viver , a idéias, a conceitos e a preconceitos.
.
O conflito se baseia na necessidade do indivíduo, na maioria das vezes , de pertencer a um grupo, a algo maior do que ele mesmo e muitas vezes esse grupo é identificado não pelo que é , mas justamente pelo que não é, pelas coisas com as quais não concorda, isto é, por negação e não por afirmação, outras vezes é identificado pelo aspecto e não pelas idéias.
.
Na realidade o que ocorre é a procura da geração seguinte pelo seu espaço , pela sua identidade , pelos seus símbolos num mundo governado pela geração anterior, ela luta em busca de suas bases e valores , é nesta caminhada que ocorrem os atritos, pois uma não admite ter seus valores questionados pela outra, o dialogo se extingue e com ele o aprendizado de ambas as partes pode ser comprometido. Eis a razão do conflito!
.
Não se iluda, pois este processo é generalizado, inclui família, religião, sociedade e organizações.
.
Veja por exemplo como historicamente os profissionais de diferentes gerações norte-americanas disseminadas pelo mundo lidam com a carreira:
.
Os chamados Baby Boomers: para essa geração, que nasceu de 1946 a 1964, a empresa vem em primeiro lugar e a realização profissional está atrelada a empregos duradouros , as pessoas estão acostumadas trabalhar em equipe, acreditam no poder da hierarquia e seguem à risca as políticas corporativas.
.
Já para chamada Geração "X", as pessoas que vieram ao mundo entre 1965 e 1980 e testemunharam na família o impacto de perder o emprego no qual se planejara ficar a vida inteira, passaram a repudiar o estilo "viver para trabalhar" e começaram a valorizar a vida pessoal. Foi essa a geração da "Paz e o amor" e do Festival Woodstock.
.
No caso da Geração "Y", aqueles nascidos a partir de 1981, que cresceram na época da globalização e da internet, influenciados pelos yuppies, trabalham individualmente com foco nos resultados, processam informações rapidamente, são flexíveis, individualistas , competitivos , acostumados a fazer escolha, e fazem questão de produzir conteúdo, não apenas recebê-lo pronto, por isso adquiriram uma atitude questionadora que acaba colidindo com o modelo tradicional de hierarquia.
.
Com essa diversidade cultural acima dificilmente é possível evitar o conflito se não houver flexibilidade e dialogo de ambas as partes. O mesmo ocorre com as diferentes nações diante do desafio da globalização; mas lembre-se de que todo o processo de mudança começa em você, com a sua atitude diante de seus filhos , colaboradores e sociedade.
...
Recebi o texto por e-mail, sem autoria.


Um comentário:

Tucha disse...

Me identifico mais com a geração X, mesmo tendo nascido um pouco antes.
Concordo com o autor,o conflito de gerações sempre vai existir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...