domingo, 14 de setembro de 2008

Seminário para casais

.
.
Durante um seminário para casais, perguntaram à esposa:
.
"Seu marido lhe faz feliz?" "Ele lhe faz feliz de verdade?"
.
Nesse momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando segurança... Ele sabia que sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento.
.
Todavia, sua esposa lhe respondeu com um "Não", bem redondo. Não, não me faz feliz".
.
Nesse momento, o marido já procurava a porta de saída mais próxima. Não me "faz" feliz... Eu sou feliz". "O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele e sim de mim."
.
E continuou dizendo: "Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade." Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância, sobre a face da terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente. O ser humano, as riquezas, meu corpo, o clima, meu chefe, os prazeres, etc. E assim poderia citar uma lista interminável.
As demais coisas eu chamo "experiências"; esqueço-me das experiências passageiras e vivo as que são eternas; amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.
.
Lembro-me de viver de modo eterno. Talvez seja por isso que quando alguém me faz perguntas como esta: "Você é feliz no seu casamento?" ou "Você é feliz?", gosto de responder com apenas uma frase, como se esta fosse a conclusão de todo o seminário, como se esta fosse a chave de toda a felicidade, de todo matrimônio e de toda vida humana; gosto de responder com aquela velha e famosa frase que ainda não conseguimos compreender:
.
"A felicidade está centrada em mim".
.
Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...