segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Gentileza

.
.
As pessoas que passam por nós, não vão sós nem nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.
(Antoine de Saint-Exupéry)
.
Com base no pensamento do criador do Pequeno Príncipe, gostaria de trocar idéias com você, sobre um assunto, melhor um "item em falta" na humanidade moderna. Não é uma crítica, mas uma constatação. Se quando temos a oportunidade de conhecer alguém, trocar idéias, experiências, impressões, acabamos deixando um pouco de nós e levando um pouco dessa pessoa, esse ingrediente fundamental.
.
Será que já agucei sua curiosidade até aqui? Quero falar sobre o Poder da Gentileza! Na pressa do dia-a-dia moderno, nós do mundo moderno, acabamos esquecendo ou mesmo deixando de lado esse recurso tão importante para criar um mundo mais amigável, agradável. Para quem vive numa grande cidade, como é o meu caso, isso fica ainda mais destacado, por vermos um mundo caótico sendo criado à nossa volta.
.
Nestes tempos de muita preocupação das pessoas, consigo mesmas e de pouco tempo para o outro, de tempos "sem-tempo". Por isso que hoje quero chamar a atenção para essa virtude que anda meio esquecida.
.
A GENTILEZA
.
Gentileza que não quer dizer fraqueza, nem é virtude só para ser empregada no tratamento de senhoras. A gentileza que significa cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento, tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência. Mas na hora de por a gentileza em prática, muitas pessoas simplesmente tem uma desculpa, dizendo "não tenho tempo para estas coisas".
.
Porém, sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidas e impermeáveis às boas maneiras. Na verdade, a gentileza depende do hábito. Então, que tal, começar hoje mesmo, a cultivar essa atitude. Mesmo, porque, há muitas maneiras de adquirir esse hábito, mas precisa ter disciplina e força de vontade.
.
Podemos ser gentis com os superiores, mas é muito mais difícil ser gentil com os subalternos ou com os familiares e amigos próximos. Justamente com eles que acabamos desdenhando as regras da conduta sadia.
.
Mas, podemos mudar esse cenário !Podemos ser mais gentis no trânsito, com os pedestres, em casa, no trabalho, em todos os lugares. Vamos praticar a gentileza? Isso é necessário, porque cada vez é mais raro ver uma pessoa que ceder seu lugar a outra, dentro de um ônibus lotado por exemplo. Ou ainda, numa fila. Não é só questão de obedecer a sua vez na fila, mas de dar a vez para outra pessoa que pareça mais aflita ou necessitada. Ah, mas todos nós sempre estamos apressados e queremos ser atendidos mais rápidos. Não é mesmo?
.
Por isso, quando podem, muitas pessoas "furam" a fila, quase sempre invocando um título ou uma posição social que os outros não têm. Cada vez é mais raro ver as pessoas ajudando outras a carregar sacolas, a levantar objetos caídos, a ajudar um idoso a atravessar a rua, ou a empurrar um carro que não pega. As pessoas alegam que não têm tempo, mas na verdade o tempo somos nós que fabricamos! Quantos passam horas à frente dos tele-jornais e das novelas e alegam não ter tempo para agradecer uma gentileza recebida.Enfim, se queremos mesmo que nosso mundo melhore, vamos começar praticando a gentileza.
.
Sigmar Sabin

4 comentários:

Melissa disse...

Oi Dalva!
Agradeço pelas tuas felicitações pelo meu aniversário e aproveito a GENTILEZA que tens deixado por lá para linkar o seu blog e continuar me encantando com suas palavras.
Beijos, Melissa

Cleo disse...

flor!! que encantador.
vc me deu retorno sobre a blogagem coletiva da Florbela e eu vim de novo te deixar recado, então descubro que tbm vc tem um Infinito Particular, maravilhoso, vou linka-lo tbm. adorei.
muito bom o texto da Gentileza, essa tal gentileza faz toda a diferença nesse mundo caótico.
até mais.
Beijos de arco-íris prá você.
Cleo

Dalva Nascimento disse...

Agradecida pelos comentários...

Encantada com as visitas!

Bjs.

Flor ♥

Janaina Amado disse...

Ah, eu acho gentileza essencial na vida. O mundo de hoje anda bruto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...