E acontece tantas vezes: você conversa com uma pessoa e ela o trata de uma maneira ríspida e grosseira: é a violência verbal, que acontece em casa, no trabalho, na escola.
Ilustrações de Mattew Green in The Illustration Gallery
As palavras magoam... quando se grita, se xinga e ofende. Em meio ao silêncio, sob o domínio do medo, as pessoas agredidas se tornam frágeis. É uma violência invisível, pois não deixa marcas físicas, mas suas cicatrizes podem destruir vidas.
Na vida familiar esse tipo de agressão torna-se comum entre marido e mulher, atingindo também as crianças.
Nesse contexto a violência ganha tons mais intensos, pois vem de uma pessoa que nos é muito próxima e querida, que conhece nossos pontos fracos e se aproveita disso.
Ilustrações de Mattew Green in The Illustration Gallery
.
Quando estamos irritados, podemos nos tornar um agressor verbal, pois é muito fácil "desovar" em quem está próximo o lixo emocional acumulado dentro de nós.
Ilustrações de Mattew Green in The Illustration Gallery
Portanto, se você estiver irritado, mantenha o silêncio. Procure tomar um banho relaxante para se sentir mais calmo, e só então diga alguma coisa. O mundo certamente será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento verbal reflita respeito pelo outro, permitindo diferenças individuais, quer nas opiniões, quer nas escolhas, traduzidas por elegante e civilzado discurso verbal.
3 comentários:
Mas bah, guria.
A palavra é prata, o silêncio é ouro.
Assim;falar (isto é, tomar a palavra) no momento certo é importante, mas manter a reserva ou saber conter-se em determinadas ocasiões é-o ainda mais.
Abração.
Oi Dalva
Imagens violentas e tristes de ver, dá medo ! rs
as palavras servem tanto pra amar quanto pra violentar.
A escolha é nossa.
que estejamos protegidas do mau uso dela.
beijinhos
Dalva, e me parece que isso acontece cada vez mais.
Bom alerta.
Bjao
Postar um comentário