quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Caim - José Saramago

.
.
CAIM
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
1ª Edição
Número de Páginas: 176

Neste livro, José Saramago reconta algumas das histórias do Velho Testamento através da ótica de Caim, filho de Adão e Eva e assassino de seu irmão Abel. Depois desse assassinato, ele sai numa jornada sem presente, passado ou futuro, visitando algumas cenas bíblicas e dando a elas uma nova interpretação - a de Saramago.

Seja você cristão ou não, é impossível que fique indiferente a este livro. Mas é preciso que a leitura seja feita de maneira imparcial, sem o prisma da religião. Afinal, este livro é uma obra de ficção. E não é a primeira vez que Saramago, detentor do Prêmio Nobel da Literatura nos apresenta uma obra onde faz com que nos confrontemos com Deus. É público que o autor é ateu, e considera Deus uma fantasia da humanidade.
.
.
E é no tom da polêmica e da ironia que ele provoca os leitores com o seu Caim. Durante todo o livro Caim, protagonista e narrador, está em confronto com Deus (no livro sempre grafado com letra minúscula - deus), que acusa de crueldade e crimes muito maiores que o seu, nas passagens mais duras e polêmicas do Antigo Testamento, como a expulsão de Adão e Eva do Paraíso, a confusão das línguas na Torre de Babel, o Sacrifício de Isaac, a destruição de Sodoma e Gomorra, etc.

Gosto do estilo de Saramago, e os diálogos desse livro têm o poder de prender o leitor. Não é um livro que chegue a escandalizar, se você consegue o prisma certo para a leitura. O tema é vastamente explorado nas artes em geral, e este certamente não é dos melhores de sua grande obra.

Deixo a vocês um trecho do final do capítulo 6, página 88, que certamente ilustra o que o livro nos diz:

“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele”.

.

9 comentários:

chica disse...

Saramago é sempre legal de se ler;Boa indicação!beijos,chica

Tucha disse...

Já comprei o livro, está na espera. Saramago e sempre instigante e desafiador. Sua resenha está ótima. E vamos nós cumprindo o desafio.

Sandra disse...

AMIGA!
VENHO LHE OFERECER UM LINDO SELINHO DAS MULHERES PODEROSAS. É O QUE TODAS NÓS SOMOS. GUERREIRAS, INTELIGENTES E FORTES.
PASSE LÁ.
ESPERO QUE GOSTE. A CURIOSA FICARÁ MUITO FELIZ SE VC. RECEBER.
UM GRANDE ABRAÇO.
COM MUITO CARINHO
SANDRA

M. Nilza disse...

Oi, Dalva!

Muito legal sua preocupação em sempre nos trazer noticias novas e fatos interessantes.

Beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Tenho 2 livros dele aqui, mas nao consegui ir adiante com muita enrolacao. Vou tentar...

Bjao

Jr Vilanova disse...

Pôxa, Dalva... SUPER dica! Conheço pouco da obra de Sartamago, mas sei que sua forma polêmica de escrever é uma característica marcante...

Confesso que fiquei tentado a conferir essa dica! Quem sabe será o primeiro de 2010!

Parabéns pelo texto!
Jr.

Janaina Amado disse...

Tô doidinha pra ler, Dalva!

Era eu. disse...

Gosto de Saramago! É uma boa indicação. Vou procurar pra ler! Bjks!!

PS: Tem estado movimentado por aki né?! Q bom!!

Letícia Alves disse...

Dalva,
Engraçado! Eu ganhei Ensaio sobre a Cegueira em 2006 e não li até hoje, e nem vi o filme. Porém, li primeiramente da obra dele Todos os Nomes e gostei muito. Agora quero ler Ensaio sobre a Cegueira e certamente me aventurar na obra dele. Gostei da sua visão de Caim, e com certeza vou querer ler sim.
Beijos Tempestuosos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...