terça-feira, 16 de março de 2010

Rosa do deserto

.
Uma maravilha da natureza, a "Rosa do Deserto"...
.
É uma formação mineral, um agregado cristalino, que surge de um processo específico que envolve a evaporação da água das chuvas e a ação da erosão do vento.
.
.
São formadas por areia e água sob a intervenção do sol.
A pequena quantidade de chuva que cai no deserto é rapidamente absorvida pela areia, rica em gesso e arrastada para as profundezas do solo.
.
.
Como a areia está sob alta temperatura, a água evapora-se muito rapidamente, causando a cristalização do gesso...
.
.
Considerada um poderoso talismã na Tunísia, com grande poder de cura.
.
Não é uma planta, é pura poesia...
.
.
Olhando para suas maravilhosas formas não é difícil acreditar na mágica do vento, este grande escultor, que com suas mãos suaves consegue transformar areia em flor.
.
.
"Chamam-me Rosa, Rosa do Deserto. Não sou de geração espontânea. Tenho um pai e uma mãe. O meu pai é o vento do deserto. A minha mãe é a areia. Por isso me chamam Rosa do Deserto.
Comecei a sentir o palpitar do meu coração numa tarde dourada e ardente, como só as tardes do deserto podem ser. Era um coraçãozinho muito pequenino. Mas, de dia para dia, à medida que o orvalho caía, que o choque das temperaturas acontecia e que os ventos cruzados sopravam em direcção às areias ondulantes das dunas, ia-o sentindo mais forte, mais forte, até que ficou rodeado de petalazinhas rijas que, crescendo, crecendo, crescendo, se foram ajustando umas às outras, como se tivessem ali sido colocadas e buriladas por um grande escultor.
Do meu pai tenho os traços do mistério e do encanto do deserto. Da minha mãe herdei esta cor morena.
Acham-me bela e é o que eu realmente sou, uma bela Rosa do Deserto.
Se ouvirem bem as batidas do meu coração, sentirão mesmo um cheiro a rosas, rosas bravas, vindas do deserto do Saara, lugar que faz sentir pequenos aqueles que o visitam, tal a sua imensidão, a sua luz e o silêncio profundo que o envolve, convidando à oração ao Criador ou ao Grande Arquitecto deste Mundo, como lhe queiram chamar. E foi Ele que, enfim, também fez florescer o deserto!"
.
Maria Isilda

.

10 comentários:

chica disse...

LINDo, que trabalho do vento!!!beijos,chica

Hugo de Oliveira disse...

Nossa que interessante viu...lindo.


abraços

Hugo

Jota Sena disse...

Olá Dalva bom dia!

Estou feliz, por mais esta oportunidade de estar aqui para mais uma visita!
Meus parabéns por enriqueceres, nossos conhecimentos, através do que aqui divulgas… E para mim o que fazes é uma maneira de mostrares, toda à tua sensibilidade… Sensibilidade que tens, com as coisas belas deste Planeta Terra.

Abraços e até +

Roberta de Souza disse...

Lindo mesmo!!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Dalva, conheco-a bem. Até já escrevi sobre ela no blog quando fomos à Tunísia. Lá você encontra essa rosa por toda a parte. Nós a trouxemos uma de lá.
É mesmo bem interessante, mas bem frágil.

Bjao

Mylla Galvão disse...

"Acham-me bela e é o que eu realmente sou, uma bela Rosa do Deserto."

É realmente incrível o poder da natureza... E o homem quase não dá valor a ela - a mãe natureza!!!

Mto belo mesmo!!!

bjão

Jr Vilanova disse...

Pôxa, Dalva... quantas coisas lindas existem nesse mundão, hein?!? A natureza não cansa de surpreender, de promover milagres que encantam nossa alma sensível!

Quando olhei a foto pela primeira vez achei que fosse um biscoitinho...rs... quanta poesia!

Ah, obrigado pelos simpáticos comentários, adoro!

Jr.

lis disse...

A natureza aprontando mais belezas enexplicáveis não é Dalva?
uma maravilha , é quase como pensar nas cores da asas das borboletas,quem explica? aquelas florzinhas suculentas que formam pétalas ? isso só o que me passa agora, rapidinho. É tudo muito sem explicação, mistérios da natureza e dessa vida louca!Lindo.
abraços, amiga

Tucha disse...

Dalva vc descobre maravilhas e compartilha conosco... Obrigada!

POEMAS DA VIDA! disse...

Muito bacana este espaço. Estava procurando outra coisa e vim para aqui e achei lindo o blog. Que sensibilidade a sua compartilhar com todos o que vê de belo. Parabéns esta é a Nova Era.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...