quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tino Rodriguez

.
O lindo trabalho surrealista do mexicano Tino Rodriguez.
.
.
Num trabalho luxuriante, onde flora e fauna são abundantes e a fantasia e violência são contrapontos dentro de suas obras. Cada peça é de uma realidade épica deslumbrante.
.
.
Conhecer suas pinturas é um passeio num mundo de sonhos, com jardins cheios de borboletas, pássaros e flores, num colorido febril, que poderia ter sido pintado durante a Renascença.
.
.
Rodriguez é um pintor talentoso. O impacto provocado pelos seus quadros vem de um confronto entre a sedução e temas religiosos, sexualidade e violência que ele usa para explorar a alienação da sociedade.
.
.
Rodriguez nasceu e cresceu em Guadalajara e, desde o início dos anos 90 vive em San Francisco, onde recebeu uma licenciatura no Instituto de Belas Artes de São Francisco. Mas seu primeiro encontro com a arte foi nas igrejas do México, com suas imagens de sangue e o significado implícito do sacrifício na força redentora do catolicismo. Em seu trabalho, o martírio da Igreja Católica é transmutada no martírio do pária social de hoje.
.
.
"Meu trabalho é minha busca por uma identidade espiritual que transcende a dualidade simples: o bem e o mal, o céu e a terra, o espírito e o corpo. "
.
"Sou fascinado pela complexidade da sexualidade humana, sua transformação, seu desejo e transgressão. "
.
.
No mundo extravagante de Rodriguez, querubins com chifres brandem armas para abater as criaturas que se atrevem parecer diferentes.
.
.
Beija-flores com cabeças humanas são empalados com agulhas, e os gatos comem as entranhas
das fadas com asas de borboleta. Não é preciso dizer que seu trabalho não é para crianças...
.
.
As pinturas são uma mistura elegante de imagens religiosas, sejam elas cristãs, pré-colombianas ou hindus, combinadas com uma decoração persa, criando um ambiente sedutor de violência e beleza.
.
.
Rodriguez parece sugerir que, se você colocar bastante imagens religiosas juntas, elas podem
se combinam para oferecer um novo significado transcendente.
.
.
Quando o artista apresenta-se como, por exemplo, Oberon, rei das fadas de "Sonhos de uma noite de verão", faz uma encarnação em busca da transcendênca.
.
.
As obras de Rodriguez são de grande originalidade, meticulosamente executadas, preciosidades que são difíceis de não gostar.
.

.

.

3 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Acho bizarro demais, rs.

Wicked Halo disse...

Sem dúvida um trabalho cativante, também noto bastante a influência da sua conterranea Frida Kahlo.

Jr Vilanova disse...

Dalva,

Esse compartilhamento de arte no seu blog não tem preço! Riquíssimo, sempre! Adoro e já lhe disse isso algumas vezes... hoje não foi diferente! A segunda tela me lembrou Ney Matogrosso e seu estilo no palco... um homem-pássaro... veja só como a arte pode ser subjetiva, não?

Jr.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...