quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Mulher do Meio Dia

.
Estou atrasada com a postagem da resenha dos livros de abril e maio e aproveito este feriado para colocar em dia e dar algumas sugestões para a sua leitura.

.
A MULHER DO MEIO DIA
Autor: Julia Franck
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2008
1ª Edição
Número de páginas: 352

Este livro conta a história de uma jovem mulher, Helene, que viveu na Alemanha na época da segunda guerra mundial. Ela nos é apresentada pela autora logo no início com um gesto surpreendente: abandona o filho de oito anos numa estação de trem. E a partir daí o enredo nos envolve nas experiências dolorosas pelas quais ela passou até chegar a este momento terrível, começando na sua infância e atravessando quatro décadas de vida.

Helene vive na cidade de Wursich, com seus pais e sua irmã Martha. A mãe é judia e tem problemas psíquicos (não fala sobre suas crenças e teve quatro filhos natimortos) e se sente incapaz de amar as filhas, o que faz com que as duas tenham um estranho relacionamento homossexual desde pequenas. E com o advento da segunda guerra mundial, que leva o pai delas para a frente de batalha e à total modificação na estrutura familiar. O pai volta gravemente ferido para casa e morre, e as duas irmãs vão viver em Berlim na casa de uma tia. Cada uma enfrenta nova vida ao seu modo, no ambiente intenso da capital alemã: Martha transforma-se numa mulher que se deixa dominar pelas drogas e Helene se apaixona por um jovem estudante judeu. Mas a vida não seria assim tão generosa com ela: o noivo morre num acidente deixando-a transtornada e perdendo a alegria de viver. Envolve-se com um nazista e casa-se com ele, passando a viver o seu inferno particular, que culmina com a gravidez, um filho indesejado, além de ser abandonada pelo marido ao final da guerra. Helene se vê, então, destruída. Sofre horrores, é estuprada pelos soldados russos e ela e o filho não tem o que comer.

O livro deixa muito a desejar, a narrativa é mesmo um pouco monótona num certo momento da história. O ponto forte é o modo como a autora vai nos revelando aos poucos como Helene se transformou durante sua vida, sendo levada a atitudes e decisões incompreensíveis.

.

4 comentários:

M. Nilza disse...

Ler e ouvir criticas sempre é muito bom!

Beijos

Lau Baptista disse...

Menina, seu Blog é demais!!!!!
Não resisto, vivo copiando seus post para o meu Blog.
Parabéns!!!!
Beijos,
Lau

Jr Vilanova disse...

Dalva,

Dicas vindas de uma mulher de bom gosto como você são muuuiiitttooo bem-vindas! Gosto quando se propõe a isso!

Um beijo.
Jr.

O que elas estao lendo!? disse...

Dalva, adoramos a dica de leitura... Se der, envia lá para o blog!

E o sorteio? Já está participando? Corre lá!

Beijos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...