segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Michael Wolf


Todos nós que vivemos numa cidade grande sabemos como pode ser difícil o transporte público. Um dos maiores desafios em nossa vida urbana é o deslocamento diário entre nossa casa e o trabalho, seja no próprio carro, enfrentando o caos do trânsito, ou nos ônibus, trens e metrôs... lotados...

O fotógrafo alemão Michael Wolf muniu-se de sua câmera e durante trinta dias captou a realidade do metrô da linha mais movimentada de Tóquio, por onde passam em média seis milhões de passageiros por dia.


As fotos, que fazem parte do projeto Tokyo Compression falam por si: indivíduos que fazem parte de uma grande massa anônima, concentrados num mesmo espaço, partilhando empurrões, pisões, odoroes, suores e dores...

A linha de metrô “Odakyu” oferece a seus usuários um trem a cada oitenta segundos na hora do rush, e mesmo assim não é o suficiente. O trem para, os passageiros entram – e a porta se fecha. Instala-se então a confusão costumeira: as pessoas são esprimidas contra as janelas, empurradas, pisadas e muitas vezes sufocadas por cheiros não muito agradáveis...


É então que a objetiva de Michael Wolf registra, através das janelas, os rostos e as emoções dos japoneses que, já no início da manhã, se vêem literalmente comprimidos entre milhares de desconhecidos.

Michael Wolf, que tem 46 anos, ficou conhecido por seu estilo “voyuer”. Em seus trabalhos são muito freqüentes a captação de momentos do dia-a-dia: cenas tão corriqueiras que por todos passam desapercebidas, mas o talento de Michael destaca o detalhe que se torna um grande revelador de pormenores que surpreendem...


Ao perceberem que estavam sendo fotografadas, alguns sequer demonstravam qualquer reação: a luz dos flashes era somente mais um acontecimento sem importância. Outros fechavam os olhos e cobriam a cara com as mãos, incomodados.


O que não se vê, em nenhum momento, são rostos sorridentes...

Wolf descreveu a situação como “o inferno dos transportes suburbanos". Essa experiência bizarra mostra toda a incapacidade do homem urbano de lutar contra o desconforto.


Veja aqui o website do fotógrafo.



5 comentários:

M. Nilza disse...

É assim que tenho visto os homens, quando são vistos até conseguem sorrir - talvez para que acreditemos.
beijos

Audrey Andrade disse...

Temos muita incapacidade, DALVA. Acho que a sobrecarga que recai em nossas costas no dia-a-dia nos impede de ver ou nos tiram a força para lutar por uma cosa melhor!

Mas não podemos deixar de seguir e buscar o melhor! Vamos a luta!

Adorei o seu texto!!! E as fotos também!

Meu carinho!
http://pequenocaminho.blogspot.com

Lilá(s) disse...

cada vez dou mais valor ao facto de ir a pé para o emprego, apenas 20 minutos um privilégio...
Beijinhos

Luma Rosa disse...

Deprimente!! Quanto se perde de vida engaiolados assim? Mas se não se sujeitam, também não sobrevivem! :( Beijus,

Tucha disse...

As imagens são impressionantes, bem significativas deste estresse cotidiano que os que vivem em grandes cidade enfrentam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...