quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Leitor


Queridos amigos, vou tentar colocar em dia as resenhas dos livros que li este ano...

Começo com:


O LEITOR

Autor: Bernhard Schlink
Editora: Record
Ano: 2009
1ª Edição
Número de páginas: 240


Quando li este livro, em abril passado, ainda não tinha assistido ao filme. Se tivesse que descrevê-lo em uma única palavra, eu diria: "doce". Sim, doce. Apesar de todas as agruras da guerra, da dureza do julgamento, "O Leitor" é um livro doce porque retrata como o amor é capaz de prevalecer apesar de todo sofrimento e de todas as diferenças.

A história é sobre o envolvimento entre um jovem alemão, Michael, e uma mulher 20 anos mais velha, que vivem sua paixão de forma intensa. Embora partilhassem de uma grande intimidade, a protagonista - Hanna - esconde um segredo, que certamente vai surpreender você durante a leitura. Eles tinham encontros tórridos no apartamento dela, onde praticavam todo um ritual marcado pelo erotismo: Hanna banhava Michael e ele lia para ela livros de diversos autores.

Um dia, sem explicações, Hanna desaparece e deixa Michael sozinho e aturdido.

"Senti em mim um grande vazio, como se tivesse procurado por algum sinal, não lá fora, mas em mim, e me desse conta de que não havia encontrado nada."
(trecho do livro)

Anos mais tarde os dois se reencontram numa sala de julgamento, onde ele assiste na condição de estudante de Direito e ela como uma das acusadas em crimes de guerra. E a partir daí começa a se revelar o segredo de Hanna, talvez pior do que os crimes cometidos no campo de concentração nazista em que ela trabalhava.

Bernard Schlink, de forma simples e objetiva, nos deixa atentos e curiosos em meio a considerações filosóficas que revelam o segredo que Hanna insiste em manter, mesmo que isto lhe custe a condenação.

É uma belíssima história e você vai se surpreender.




Um comentário:

lis disse...

Vi o filme Dalva e gostei imenso.
Ternura , dor , diferenças, amor .
Incrível.
Falta ler o livro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...