Queridos amigos, vou tentar colocar em dia as resenhas dos livros que li este ano...
Começo com:
O LEITOR
Autor: Bernhard Schlink
Editora: Record
Ano: 2009
1ª Edição
Número de páginas: 240
Quando li este livro, em abril passado, ainda não tinha assistido ao filme. Se tivesse que descrevê-lo em uma única palavra, eu diria: "doce". Sim, doce. Apesar de todas as agruras da guerra, da dureza do julgamento, "O Leitor" é um livro doce porque retrata como o amor é capaz de prevalecer apesar de todo sofrimento e de todas as diferenças.
A história é sobre o envolvimento entre um jovem alemão, Michael, e uma mulher 20 anos mais velha, que vivem sua paixão de forma intensa. Embora partilhassem de uma grande intimidade, a protagonista - Hanna - esconde um segredo, que certamente vai surpreender você durante a leitura. Eles tinham encontros tórridos no apartamento dela, onde praticavam todo um ritual marcado pelo erotismo: Hanna banhava Michael e ele lia para ela livros de diversos autores.
Um dia, sem explicações, Hanna desaparece e deixa Michael sozinho e aturdido.
"Senti em mim um grande vazio, como se tivesse procurado por algum sinal, não lá fora, mas em mim, e me desse conta de que não havia encontrado nada."(trecho do livro)
Anos mais tarde os dois se reencontram numa sala de julgamento, onde ele assiste na condição de estudante de Direito e ela como uma das acusadas em crimes de guerra. E a partir daí começa a se revelar o segredo de Hanna, talvez pior do que os crimes cometidos no campo de concentração nazista em que ela trabalhava.
Bernard Schlink, de forma simples e objetiva, nos deixa atentos e curiosos em meio a considerações filosóficas que revelam o segredo que Hanna insiste em manter, mesmo que isto lhe custe a condenação.
É uma belíssima história e você vai se surpreender.
Um comentário:
Vi o filme Dalva e gostei imenso.
Ternura , dor , diferenças, amor .
Incrível.
Falta ler o livro.
Postar um comentário