sábado, 23 de novembro de 2013

Porque hoje é sábado



Sábado... para alguns já é o meio do final de semana mas para mim é o começo. Meu final de semana começa no sábado ao meio dia, quando saio da gaiola e coloco o pé na rua. É uma sensação tão boa que tenho vontade de tirar o sapato e colocar o pé no chão. Adoro andar descalça. Em casa não uso nem chinelo. Pé no chão, mesmo. Na chuva, então, não resisto. Além de andar descalça (olho em volta pra ver se não tem ninguém olhando) gosto de chapinhar nas poças. 

Sábado combina com pé descalço. Sentir a aspereza das calçadas na pele fina da sola do pé confinado no salto alto. Sentir o contato com as pedras, a sensação da poeira e da sujeira aderindo a pele. Nós, seres urbanos, temos problemas com pés descalços. Será a vergonha de se sentir diferente, num mundo de pés exibindo Pradas, Vizzanos e Picadillys? Ou será apenas o asco pela sujeira das ruas? 

Andar descalço envolve riscos. É preciso aprender a se desviar das pedras afiadas, chicletes, cotocos de cigarro, cocô de cachorro, restos de comida, cacos de vidro. Faz parte do processo de liberação que o sábado exige. Portanto, f....-se as sujeiras, as pedras. Sem medo e sem nojo vou andar descalça, sentar naquele banco que muito provavelmente vai deixar minha calça imunda! Afinal, vive ainda dentro de mim aquela menina que fazia comidinha com lama e minhocas e que tinha as unhas encardidas de brincar na terra. Aos sábados gosto disso. Dessa experiência de andar descalça, inconsequentemente. Depois penso nas consequências. Hoje não. Hoje é sábado. Segunda-feira lavo os pés e coloco band-aid. Subo no salto e novamente me transformo no animal em cativeiro, pronta para entrar de novo na gaiola.

Dalva Nascimento


Crédito da imagem: feet in the street, fotografia by Trepka, in DeviantArt

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://infinitoparticulardalva.blogspot.com.br/.

Um comentário:

Tucha disse...

Pé no chão nos deixa mais próximos da energia da terra e nos energiza para enfrentar as durezas do dia dia. Belos sábados de liberdade pra você.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...