domingo, 17 de agosto de 2008

A porta do lado

.
.
Em entrevista dada pelo médico Dráuzio Varella, disse ele que nós temos um nível de exigência absurdo em relação à vida; queremos que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
.
E aí, ele deu um exemplo trivial, que acontece todos os dias em nossas vidas. É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem (ou podeser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
.
Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor e de outras, pior. Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não entende porque eles parecem ser tão felizes.
.
Será que nada dá errado para eles? Dá aos montes. Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menordiferença. O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato.
.
Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente. O mundo versus eles.
.
Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também. É incomodo, tem um freio-de-mão no meio do caminho, mas é um problema solúvel. E como esse, a maioria dos nossos "problemões" podem ser resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato. Eu ando deixando de graça...
.
Pra ser sincero, vinte e quatro horas têm sido pouco pra tudo o que tenho que fazer, então não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado. Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a "porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato. Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado.
.
Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia. Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto, sorria e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
.
A "porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída...
.
Experimente!!!
.
Dráuzio Varella

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...