terça-feira, 21 de outubro de 2008

Doar ou doar-se?

.
.
A generosidade é uma das virtudes mais belas e necessárias no mundo em que vivemos. Onde o sistema canaliza muito a poucos e pouco a muitos, somente a capacidade de dividir daqueles que têm pode esboçar uma tentativa de equilíbrio.
.
O crescimento acelerado do terceiro setor, pautado na generosidade e solidariedade, de certa forma é uma oficialização da capacidade de dividir, que sempre existiu, tanto pra indivíduos como empresas, especialmente entre os menos favorecidos.
.
As pessoas doam pra ajudar, pra se redimir da culpa de serem bem sucedidas ou estarem bem em um mundo tão competitivo e injusto. Doam para não serem importunadas pelos pedintes. Doam por caridade, por compromisso religioso. Doam por sensibilidade, por simpatia a alguma causa, por proximidade com pessoas diretamente envolvidas em iniciativas sociais.
.
Muitas pessoas doam e muitas pessoas se doam. Qual a diferença?
.
A pessoa que doa está se desfazendo de algo que lhe sobra. Algo que de fato não vai fazer falta no faturamento ou orçamento. E nisso não há mal algum. Que o digam os beneficiados. Todo e qualquer alimento pra quem há dias não come vale muito. Um agasalho pra quem sofre com os rigores do inverno faz toda diferença. Os exemplos são muitos.
.
Quando o indivíduo disposto a ajudar se doa, e não apenas doa, algo mais profundo acontece. Muda alguma coisa dentro dele. O doador torna-se um idealista. Ou melhor, deixa seu idealismo se expressar. Torna-se um sujeito diretamente engajado na construção de um mundo novo. A importância disso reside no fato de serem os idealistas que movimentam as engrenagens das mudanças que levarão a um mundo mais justo e humano. E quanto mais idealistas, maior a força de transformação.
.
A boa notícia é que o número de idealistas vem aumentando progressivamente. Basta observarmos as estatísticas de ações, nas mais diversas áreas, que promovem maior dignidade e qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social, animais e meio ambiente. Somente aqueles que de fato acreditam em um mundo novo, e se sentem responsáveis neste processo, que de fato arregaçam as mangas e trabalham.
.
E você? Doa ou se doa?
.
Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...