Outro fator relevante para a agressividade do motorista é a certeza da impunidade. Mundialmente falando, é relativamente seguro comportar-se mal no trânsito, pois embora seja regido por um estrito código de regras, as punições são raras quando se considera a enorme quantidade de infrações cometidas. Nas grandes cidades brasileiras, o motorista não é punido severamente quando burla as regras. Não existe, no Brasil, estatísticas sobre agressões no trânsito nem punições específicas para elas.
Um aspecto apresentado pelos estudiosos aponta para o fato de que a raiva dos motoristas não é um produto de desequilíbrio individual, mas tornou-se, nos grandes centros urbanos, um hábito social que provoca perdas e distúrbios para todos os envolvidos, gerando mais stress e atrito, além de um grande aumento no risco de acidentes.
Veja alguns depoimentos de pessoas que se surpreendem com seu próprio comportamento agressivo no trânsito, todos eles prestados à Revista Veja:
" Faço ioga, sou calma e, por isso, os amigos se surpreendem quando pegam carona comigo. No trânsito, fico irritada com as pessoas que anda devagar, param em fila dupla e cortam os outros carros. Outro dia, gritei com um motorista e só depois descobri que era um amigo meu. Que vergonha!" (Lilian Fugiy, paulista, economista)
"Na minha profissão a gente está sempre com pressa, por isso não costumo respeitar muito o sinal vermelho. Avanço com consciência. Quando fico irritado com a lerdeza, a distração e as fechadas dos outros motoristas, xingo mesmo. Sei que ninguém vai anotar minha placa só porque fui mal-educado. Desde que virei motoboy, há oito anos, passei a fazer teatro para relaxar. Como ator sou outra pessoa, calma e descontraída." (Cristiano Cardoso, carioca, motoboy)
O QUE MAIS IRRITA O MOTORISTA BRASILEIRO
Homens: Quando alguém atrapalha seu caminho: motoristas que param em sinal amarelo e dirigem devagar.
Mulheres: Comportamento imprudente e agressivo dos outros motoristas: fazer ultrapassagem perigosa, dar luz alta e colar na traseira.
Uffa! Quanto stress, hein? Não é isso que queremos para nossa cidade, seja ela qual for! Queremos que as pessoas tenham atitude de respeito, educação, tolerância e gentileza no trânsito. Tanto motoristas, quanto pedestres!
.
.
Fonte: Revista Veja - Thomaz Favaro
.
10 comentários:
Nossa... me vi nesse espelho... rsrsrs
Bjs.
Que coisa doida, não é???
Será que junto com a carteira de motorista recebemos um kit de capa e espada?
Beijo!
Adorei o desfecho... saudoso o nosso Profeta Gentileza!
Beijinho, Dalva.
Dalva
Nesses dias tava falando com a minha irmã: calma pelo amor de Deus! Ela é muito esquentada no tânsito e como eu sou calma demais me estresso com ela e meu cunhado , que xingam, gritam , afff
Mas é isso aí queremos Gentileza, creio que o profeta da Gentileza ficaria cada vez mais desapontado com essa agressividade...
Milhões de beijos
Dalva o bicho tá pegando mesmo,esses dias aqui na minha cidade um motorista seguiu um outro carro e deu um tiro no motorista(do carro perseguido...) por causa de desentendimento bobo...realmente as pessoas se transformam por trás de um volante...Bjss
Helena,
é legal reconhecer nossos erros e tentar melhorar.
Um beijo, querida!
Laricia,
hoje tá mais prá kit revolver e pistola, infelizmente!
Bjs.
Monica,
a gentileza é um santo remédio para essas situações.
Beijinho.
Juliana,
dá um toque sutil neles... muitas vezes eles têm dificuldade de reconhecer esse problema...
Bjs.
Sabrina,
infelizmente essa é uma das consequencias mais comuns. Hoje muitas pessoas andam armadas, e o stress é um estopim para que a violência se manifesta dessa forma tão brutal.
Bjs.
Postar um comentário