terça-feira, 6 de outubro de 2009

De onde vem essa fúria?

.
.
Cenas como essa aí são muito comuns no trânsito de nossas cidades. Qualquer coisinha considerada inadequada vinda de outro motorista é motivo para esquentar os ânimos e fazer surgir um comportamento bem típico: buzinadas furiosas, gestos agressivos, palavrões e xingamentos.
E o sujeito que está por trás do volante agindo como se fosse um troglodita, pasmem: é um pacato cidadão, com um temperamento exemplar e moderado... quando não está dirigindo!!!
.
O que acontece, então??? A maioria dos motoristas só perde a compostura e se tornam verdadeiras feras quando estão atrás do volante? Será que a irritação causada por congestionamentos frequentes, aliada à pressa e ao stress da vida moderna justificam tal comportamento?
.
Segundo os estudiosos do comportamento humano, há outros fatores que contribuem para a agressividade no trânsito. Primeiramente, o fator "anonimato": o motorista que está ao volante tem a sensação de que jamais vai cruzar novamente com os outros que encontra nas ruas. Daí as noções e regras de relacionamento e convivência se enfraquecem. E o resultado disso é que as agressões verbais são praticadas com mais liberdade. Quer um exemplo disso? Lembra-se do tempo de escola, quando a professora apagava a luz para projetar um filme no auditório? O que a galera fazia??? Começava a gritaria, não é? No escuro seria difícil identificar quem estava fazendo barulho. O mesmo acontece com o motorista: o anonimato os protege das consequências negativas de suas infrações.

Outro fator relevante para a agressividade do motorista é a certeza da impunidade. Mundialmente falando, é relativamente seguro comportar-se mal no trânsito, pois embora seja regido por um estrito código de regras, as punições são raras quando se considera a enorme quantidade de infrações cometidas. Nas grandes cidades brasileiras, o motorista não é punido severamente quando burla as regras. Não existe, no Brasil, estatísticas sobre agressões no trânsito nem punições específicas para elas.

Um aspecto apresentado pelos estudiosos aponta para o fato de que a raiva dos motoristas não é um produto de desequilíbrio individual, mas tornou-se, nos grandes centros urbanos, um hábito social que provoca perdas e distúrbios para todos os envolvidos, gerando mais stress e atrito, além de um grande aumento no risco de acidentes.

Veja alguns depoimentos de pessoas que se surpreendem com seu próprio comportamento agressivo no trânsito, todos eles prestados à Revista Veja:

" Faço ioga, sou calma e, por isso, os amigos se surpreendem quando pegam carona comigo. No trânsito, fico irritada com as pessoas que anda devagar, param em fila dupla e cortam os outros carros. Outro dia, gritei com um motorista e só depois descobri que era um amigo meu. Que vergonha!" (Lilian Fugiy, paulista, economista)

"Na minha profissão a gente está sempre com pressa, por isso não costumo respeitar muito o sinal vermelho. Avanço com consciência. Quando fico irritado com a lerdeza, a distração e as fechadas dos outros motoristas, xingo mesmo. Sei que ninguém vai anotar minha placa só porque fui mal-educado. Desde que virei motoboy, há oito anos, passei a fazer teatro para relaxar. Como ator sou outra pessoa, calma e descontraída." (Cristiano Cardoso, carioca, motoboy)


O QUE MAIS IRRITA O MOTORISTA BRASILEIRO

Homens: Quando alguém atrapalha seu caminho: motoristas que param em sinal amarelo e dirigem devagar.

Mulheres: Comportamento imprudente e agressivo dos outros motoristas: fazer ultrapassagem perigosa, dar luz alta e colar na traseira.

Uffa! Quanto stress, hein? Não é isso que queremos para nossa cidade, seja ela qual for! Queremos que as pessoas tenham atitude de respeito, educação, tolerância e gentileza no trânsito. Tanto motoristas, quanto pedestres!

.

.

Fonte: Revista Veja - Thomaz Favaro

.




10 comentários:

Helena Arruda disse...

Nossa... me vi nesse espelho... rsrsrs

Bjs.

Laricia disse...

Que coisa doida, não é???
Será que junto com a carteira de motorista recebemos um kit de capa e espada?

Beijo!

Monica disse...

Adorei o desfecho... saudoso o nosso Profeta Gentileza!

Beijinho, Dalva.

Juliana Lira disse...

Dalva

Nesses dias tava falando com a minha irmã: calma pelo amor de Deus! Ela é muito esquentada no tânsito e como eu sou calma demais me estresso com ela e meu cunhado , que xingam, gritam , afff

Mas é isso aí queremos Gentileza, creio que o profeta da Gentileza ficaria cada vez mais desapontado com essa agressividade...

Milhões de beijos

Sabrina disse...

Dalva o bicho tá pegando mesmo,esses dias aqui na minha cidade um motorista seguiu um outro carro e deu um tiro no motorista(do carro perseguido...) por causa de desentendimento bobo...realmente as pessoas se transformam por trás de um volante...Bjss

Dalva Nascimento disse...

Helena,

é legal reconhecer nossos erros e tentar melhorar.

Um beijo, querida!

Dalva Nascimento disse...

Laricia,

hoje tá mais prá kit revolver e pistola, infelizmente!

Bjs.

Dalva Nascimento disse...

Monica,

a gentileza é um santo remédio para essas situações.

Beijinho.

Dalva Nascimento disse...

Juliana,

dá um toque sutil neles... muitas vezes eles têm dificuldade de reconhecer esse problema...

Bjs.

Dalva Nascimento disse...

Sabrina,

infelizmente essa é uma das consequencias mais comuns. Hoje muitas pessoas andam armadas, e o stress é um estopim para que a violência se manifesta dessa forma tão brutal.

Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...