"A nossa juventude ama o luxo, é mal educada, zomba da autoridade e não tem nenhuma espécie de respeito pelos velhos. As crianças de hoje são tiranas. Não se levantam quando um velho entra numa sala, respondem a seus pais e são muito simplesmente más"
Sócrates (430-399 a.C.)
"Não tenho nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o mando amanhã, porque estes jovens são insuportáveis e não têm moderação. Simplesmente terrível".
Hesíodo (720 a.C.)
"O nosso mundo atingiu um estado crítico. Os filhos não escutam os seus pais. O fim do mundo não pode estar longe".
Inscrição no túmulo dum sacerdote egípcio (2000 a.C.)
"Esta juventude está podre desde o fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Não serão nunca a juventude de outrora. Os jovens de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura".
Inscrição numa olaria de Babilónia (2500 a.C.)
Fonte: Ronald Gibson, British Medical Journal, cit. por "Revista da Armada".
3 comentários:
Vemos então que o conflito de gerações é mais antigo que imaginavamos. Mas o mundo se transforma graças a força criativa da juventude.
Retrato da humanidade e seus ciclos. Estes períodos citados, representam certamente o caos social que depois de muito sofrimento e destruição é substituído por um novo ciclo. Temos que pensar se o atual ciclo de caos já está terminando ou ainda irá durar muito. Lembrando que o início de um novo ciclo é sempre precedido de mudança de paradigma pela vontade do grupo social.
Um abraço!
Ola, Dalva!
Parece que este "problema" e mesmo antigo.
Olha, gostei da harmonia do seu blog.
Deixo o convite para vir me visitar.
Desde ja, te sigo com alegria!
Um abraco,
Gislene.
(desculpe, meu teclado nao mais acentua as palavras)
Postar um comentário