quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Você está na envelhescência?

.
.
"...Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista.
Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
Ambos gostam de admirar jovens de 20 anos e apresentam espinhas na bunda..."
.
Mário Prata
.
Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
.
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 45 e os 65), existe a ENVELHESCÊNCIA.
.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhecescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:
.
- Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
.
- Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.
.
- Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
.
- Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...
.
- Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
.
- Ninguém entende os adolescentes... Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
.
- Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
.
- Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.
.
- Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
.
- O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.
.
- Ambos adoram deitar e acordar tarde.
.
- O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).
.
- O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
.
- Ambos bebem escondido.
.
- Os adolescentes fumam maconha escondido dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.
.
- O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está mentindo.
.
- A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
.
- Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:
.
- É um eterno envelhescente!
.
Que bom.
.
**************************
.
Mário Prata criou o termo "envelhescência" para definir o período pós maturidade e pré velhice, entre 45 e 65 anos , muito parecido com aquele outro , que ninguém aguenta, entre os 10 e 20 anos...
.
Muitos de nós lemos essa crônica quando nos sentíamos longe demais desta tal envelhescência. Hoje, somos obrigados a concordar com o autor , já que os [d]efeitos dessa transição são percebidos na pele, nos olhos, nas atitudes, na rebeldia interior.
.
A maioria dos envelhescentes descobre, dolorosamente, que a revisão dos valores sedimentados seja, talvez, sua única e derradeira chance de afirmar-se como indivíduo e de finalmente se deparar com sua verdadeira personalidade, seu termômetro interior avariado pelos diversos papéis desempenhados, nem sempre pela livre e expontânea vontade; quase sempre pela livre expontânea pressão.
.
Como na adolescência , o envelhescente enfrenta-se com boa dose de coragem . E ansiedade. E dor. A fragilidade demasiadamente humana diante das próprias limitações e fraquezas desequilibram as emoções, mesclando sensibilidade exagerada com irritações repentinas . As frustrações ficam à superfície , para serem administradas.
.
Nós (os envelhescentes) gostamos de nos refugiar num isolamento ou num grupo de companheiros - aqueles com os quais nos afinamos em alguma área, seja profissional, social, cultural, política ou religiosa - " Minha turma!!!!"
.
É a melhor hora para aquela boa olhada para dentro, como na juventude, hora de se descobrir (em todos os sentidos), de se entender (poucos os entendem, muitos os entediam).
.
Se a adolescência é definida como a fase em que a pessoa se descobre como indivíduo separado dos pais , é fácil concluir que a “envelhescência” é a fase da vida em que a pessoa se descobre como indivíduo separado dos filhos, após um longo tempo como pais.
.
É a fase da solidão compartilhada.
.
É a fase da verdadeira libertação.
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...