sexta-feira, 28 de maio de 2010

Almas férteis

.
ALMAS FÉRTEIS
- Silvio Reda -
.
.
Viver é um exercício constante de expansão e de introspecção. Há o momento de sairmos, de nos tornarmos transeuntes do mundo e há o instante de nos voltarmos para nós, tornando-nos agrimensores de nós mesmos.
.
Tanto sair como ingressar pressupõe compreensão. Compreender a si é imprescindível para entender o que está acontecendo fora de si. Ocorre que hoje em dia somente as atrações do mundo exterior são valorizadas e incentivadas. Aqueles que se dispõem a ver-se por dentro pagam a taxa de serem encarados como excêntricos.
Quem melhor se enxerga por dentro, mais nítida e honestamente transparece para fora. Esse desencontro consigo tem gerado uma sociedade apressada e que a quase tudo enxerga como algo descartável. Os sentimentos e as próprias pessoas passaram a mercadorias ambulantes.

Há um mercado de interesses e não uma comunidade de valores. Mas não precisamos ser pessimistas acreditando que estamos perdidos. Não estamos, o que há é que estamos, isso sim, desacostumados a valorar. Como o ex-aluno que há muito não vai à escola e perde o ritmo e o talento frente à realização das lições dadas e exigidas.

Há muito que não comparecemos às aulas dos verdadeiros e honestos sentimentos; há muito que deixamos de freqüentar a classe de um melhor comportamento moral e ético; há muito que deixamos de nos expressar por um olhar, por um abraço, por um beijo.

Estamos desabituados a estas singelezas e sutilezas da nossa própria natureza humana, porque um dia passamos a preferir a mecânica grosseira da satisfação rápida e interesseira de nossas necessidades, do que satisfazê-las diariamente pela própria noção de esforço e responsabilidade.
De sujeitos começamos a nos tratar como objetos. Contudo, há um fertilizante que nunca perece em nossas almas. Um fertilizante chamado amor.
.
Almas férteis são aquelas que permitem o plantio dos sentimentos e das intenções alheias em si e que do que em si possuem no outro plantam. Que confiam na boa semente de seu semelhante.
Que tratam e cuidam dessa cultura amorosa do dar e do receber sem a qual ninguém sobrevive.
.
Almas férteis se encontram no arado de um olhar, no adubo natural de um abraço, nas estações sempre propícias de se colherem beijos e mais beijos. Almas férteis alimentam e são alimentadas em qualquer situação. Sabem que nada é descartável, porém tudo inesgotável e por estarem cientes disso estão sempre prontas a recomeçar de qualquer oportunidade, pois toda ocasião, para elas, se torna um momento qualificado para melhorar o que em si sempre pode ser melhorado ampliando a realidade no cotidiano do mundo.
.
Almas fecundas não se encontram em qualquer fazenda existencial, mas toda fazenda é capaz de produzi-la e tê-la, pois onde houver sido deixada uma semente de amor haverá a capacidade divina de fazê-la fecundar.
.
Somos a semente e somos o solo. Que saibamos eclodir no solo alheio que nos recebe em seu plantio, bem como receber no nosso a semente que nos confiam fazendo dela planta que se soma e se integra a nós mesmos.
.

3 comentários:

Juliana Lira disse...

Dalva lembrei muito de ti hoje.É que hoje 29 de maio é comemorado também o dia da gentileza no Brasil, já que é o dia em que "o profeta da gentileza" faleceu...

Lembrei de vc não só por propagar a gentileza, mas por ser uma pessoa gentil.

Sua semente de amor já foi plantada no meu coração e espero ter deixado uma contigo também...

Milhões de beijos

lis disse...

Texto profundo Dalva
Que façamos uso do melhor fertilizante - o amor .
A semente certamente fecundará.
Bom domingo amiga
com abraços

Jota Sena disse...

Olá Dalva Bom Dia!

Que bela mensagem esta, para voltarmos para dentro do nosso eu e procurar concertar as falhas existentes em nossa alma… Medindo-a a cada centímetro do espaço que nela a tal qual, faz o bom Agrimensor. O bom Agrimensor sabe como conferir todas as medidas de um terreno, mesmo sendo estes cheios altos relevos. Mesmo assim, ele consegue seus cálculos formar. E nós, que embora muitas vezes com a nossa alma se parecendo serena, está cheia de altos relevos e não conseguimos a nem um, denominador chegar… Por serem estes implantados em nós, por seres com ante, valores sentimentais. E de tanto darmos ouvidos e prestar mais atenção nestes falsos valores embutidos em nós por este mundo comercial, que mesmo não querendo ceder, acabamos por nos deixarmos ser iludidos facilmente, com falsas promessas… Pensando que é desta forma é que iremos encontrar a felicidade tão prometida. Através de uma vida bem vivida e com muita comodidade… E deixamos nos envolver e assim, acabamos por nos esquecer dos nossos valores sentimentais. Valores estes em forma de sementes, semeadas por nossos pais que foram os bons educadores, desde os tempos de nossa mais tenra infância. Estas sementes eram dos amores e das boas intenções. Se soubermos ainda cultivá-las teremos antes do fim dos nossos dias excelentes e transparentes colheitas… Para assim podermos muita gente saciar…

Dalva meus parabéns, conseguiste com este texto, fazer nossa memória refletir sobre os valores de uma vida.

Abraço e bom domingo a você e até +.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...